Lauro de Freitas se prepara para sediar o maior Festival Colaborativo de Criatividade e Inovação do Mundo

 Lauro de Freitas se prepara para sediar o maior Festival Colaborativo de Criatividade e Inovação do Mundo

Dia Mundial da Criatividade 2024 traz o tema “Inteligências Plurais” para promover inovação e transformação sustentável

A cidade de Lauro de Freitas, Bahia, está se preparando para sediar o maior Festival Colaborativo de Criatividade e Inovação do mundo, o World Creativity Day – WCD 2024 Lauro de Freitas,unindo-se a outras 55 cidades brasileiras que também vão celebrar o Dia Mundial da Criatividade e Inovação 2024. O evento, que ocorrerá entre os dias 19 e 21 de abril, é gratuito e tem como objetivo unir o ecossistema de criatividade e inovação de diversas cidades ao redor do mundo, com foco no desenvolvimento sustentável, por meio dos pilares da aprendizagem, diversidade, empreendedorismo e transformação.

Com o tema “Inteligências Plurais”, a 10ª edição do World Creativity Day WCD 2024 buscará explorar o potencial da criatividade na construção de soluções inovadoras para a superação dos desafios da sociedade, dos entes públicos e da iniciativa privada. “Quando inteligências plurais se conectam, ampliamos a capacidade de construir caminhos novos e potencialmente mais efetivos, rumo a um futuro mais sustentável, inclusivo e empático”, afirma Ana Pires, líder do festival na cidade. O evento em si é resultado da colaboração entre o poder público, a iniciativa privada e a sociedade civil; a expressão da força do trabalho voluntário, movido por um propósito genuíno.

Luiz Serafim, diretor executivo da World CreativityDay, enfatiza: “a importância da colaboração entre diversos agentes de transformação das comunidades para criar oportunidades de educação, integração, entretenimento, inovação e reflexão, com potencial para gerar legados duradouros nas cidades do Brasil e acelerando a Revolução Criativa que desejamos”.

Sob a liderança de Ana Pires, especialista em facilitação de processos criativos, o festival oferecerá mais de 50 atividades para todos os públicos, espalhadas por diversos espaços da cidade. SENAI Lauro de Freitas, IFBA Campus Lauro de Freitas, NEOJIBÁ, CEEPTIC, NOVABRINK, PEC 3000, PARQUE SHOPPING BAHIA, MANDALAH e ESCOLA ACALENTO abrirão suas portas para as atividades do festival, criando uma grande rede de criatividade e inovação pela cidade.

As atividades incluem oficinas, painéis com especialistas, histórias inspiradoras, casos de inovação em diferentes segmentos da economia, atividades esportivas, culturais e maratonas de jogos. Na programação estão: Oficina Infantil “Você Pode Mudar o Mundo”, Oficina “Gamificação da Agenda 2030”, Oficina Gastronômica “Aromas e Sabores de Lauro”, e Oficina de Rap e Imersão Hip Hop BA, Oficina de IA, painel sobre captação de recursos para inovação, um GAME JAM, além dosshows da Família Tríplice, de Liz Gonçalves entre outros. Com mais de 50 atrações, o evento será uma experiência muito enriquecedora e inspiradora.

O WCD 2024 Lauro de Freitas tem como mantenedores a CLARA IDEA e a NOVABRINK, e conta com patrocínio do BANCO DO NORDESTE e apoio da Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas e dos Conselhos Municipais de Turismo e Cultura. O evento em Lauro de Freitas tem como Embaixadora Cássia Valle, artista baiana de sucesso e repercussão nacional.

Ana Pires fala sobre o tema: “Vamos adotar os princípios da Economia Circular

como driver de todas as nossas atividades e trabalhar a lógica da abundância como fonte de desenvolvimento sustentável. Estou certa de que todos sairemos transformados dessa jornada de criatividade e inovação”.

Ela completa: “Esta é uma grande oportunidade que tenho de mobilizar pessoas criativas e realizadoras para fazer reverberar, nos quatro cantos do município, o poder transformador da Criatividade alinhada com a Inovação, afinal, ter ideias é apenas o primeiro passo para a construção de um futuro menos desigual, mais inclusivo, harmonioso e sustentável”.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas através do link: https://worldcreativityday.com/brazil/lauro-de-freitas/activities.

Sobre o Dia Mundial da Criatividade:

Criado no Brasil em 2014 por Lucas Foster, tornou-se uma iniciativa global a partir de 2018, com a aprovação pela Organização das Nações Unidas da Resolução 71/284, estabelecendo o dia 21 de abril como o Dia Mundial da Criatividade e Inovação. Desde então, o movimento tem crescido, com mais de 8.500 atividades realizadas em 180 cidades de 23 países, envolvendo mais de 130.000 pessoas e 9.000 inspiradores. A iniciativa é liderada pela Organização Mundial da Criatividade, que busca aumentar a conscientização sobre o valor da criatividade como catalisadora para soluções inovadoras e desenvolvimento sustentável.

Líder do WCD Lauro de Freitas:

Ana Pires, especialista em facilitação de processos criativos, foi reconhecida como uma das 50 lideranças mais criativas do Brasil pela WIRED 2021. Doutora em Administração pela UFBA, empreendedora nata, com mais de 30 anos de experiência na criação e gestão de negócios nas áreas da Educação e Gestão da Inovação, Design Estratégico e Gamificação. Fundadora da Clara Idea, Head de Inovação e Tecnologia da Aceleradora de Startups CLARA IT. Consultora do IEL/FIEB e do SEBRAE. Lead Implementer da ISO 56002 – Gestão da Inovação, tem clientes vencedores de Prêmios Nacionais de Inovação.

Serviço:

O quê: Dia Mundial da Criatividade 2024

Onde: Lauro de Freitas – BA

Quando: 19 a 21 de abril de 2024

Inscrições: https://worldcreativityday.com/brazil/lauro-de-freitas/activities

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Todo o conteúdo deste portal é protegido por leis de direitos autorais. Para republicação ou uso, entre em contato com nossa equipe de suporte.