Lauro de Freitas será alvo da Operação Gatonet da Neoenergia Coelba para retirada de fios irregulares

A partir da próxima segunda-feira (28), o município de Lauro de Freitas será um dos focos da Operação Gatonet, iniciativa da Neoenergia Coelba que visa combater a instalação irregular de cabos de internet e telefonia nos postes da rede elétrica. A ação também ocorrerá em Salvador (bairro de São Marcos), Simões Filho, Mucugê, Pindobaçu e Curaçá.
Em Lauro de Freitas, a operação se concentrará na retirada de fios clandestinos que compõem o conhecido “emaranhado aéreo”, causado por operadoras que atuam sem autorização técnica. Segundo a distribuidora, esses cabos são instalados sem seguir normas de segurança, o que pode gerar riscos à população, como curtos-circuitos, incêndios e queda de energia, além de prejudicar o fornecimento de serviços essenciais.
De acordo com a Neoenergia Coelba, só no primeiro semestre de 2025, mais de 565 toneladas de cabos irregulares já foram removidas em toda a Bahia — um volume recorde, 25% superior ao mesmo período de 2024.
Para orientar os consumidores, a empresa lançou um portal onde é possível consultar a lista de provedores de internet regularizados:
🔗 https://www.neoenergia.com/web/bahia/provedores
As operadoras que atuam de forma irregular em Lauro de Freitas têm à disposição um canal exclusivo para buscar a regularização e evitar a remoção de seus cabos:
A Coelba reforça que o compartilhamento dos postes é regulamentado por resoluções da Aneel, Anatel e ANP. As empresas devem seguir normas técnicas, manter seus equipamentos em condições seguras e formalizar sua atuação junto à distribuidora.
A Operação Gatonet faz parte do esforço da Neoenergia para garantir segurança à população e confiabilidade ao sistema elétrico da Bahia.