Lauro de Freitas tem 196 casos confirmados de coronavírus, e agora são 51 pacientes curados; veja a distribuição dos casos por bairro #Fiqueemcasa

 Lauro de Freitas tem 196 casos confirmados de coronavírus, e agora são 51 pacientes curados; veja a distribuição dos casos por bairro #Fiqueemcasa

O boletim epidemiológico atualizado desta terça-feira (19/05), aponta 196 casos positivos para coronavírus em Lauro de Freitas. Já são 21 bairros atingidos.

137 pessoas estão em recuperação; 51 pessoas estão curadas da doença; 3 estão internadas e 5 óbitos foram registrados. 395 pessoas testaram negativo para a Covid-19 e 80 aguardam resultados.

A Prefeitura segue firme com ações de combate à pandemia no município. Fique em casa! Se for sair, use a máscara!

De acordo com dados da Comissão de Combate ao Coronavírus (CCC), criada pela Prefeitura para tratar exclusivamente do enfrentamento à COVID-19, Lauro de Freitas deve alcançar o pico de contaminações pelo vírus no mês de junho, o que reforça a necessidade de manter o distanciamento social.

#laurocontraocoronavirus

Você sabia?

As estratégias da Secretária Municipal de Saúde de Lauro de Freitas (Sesa) para mitigar os impactos do coronavírus no sistema de saúde foram reconhecidas pela Associação Brasileira dos Municípios (ABM) e servirão de referência para pesquisas relacionadas às boas práticas para o enfrentamento da Covid-19.  Nesses dois meses de pandemia, a Sesa implantou a Comissão de Combate ao Coronavírus (CCC), integrando Atenção Básica, Atenção Especializada e Vigilância em Saúde, que recebeu destaque pelo desempenho positivo.

De acordo com o membro da ABM, Ronério Ribeiro, o município apresentou em tempo hábil, ações para gerenciar a crise do coronavírus. “A união das estruturas da Saúde para criar um único setor cuidando dos assuntos relacionados à Covid-19 como CCC, que é um projeto inovador, será publicado em uma revista digital que servirá de respaldo para outras gestões que buscam direcionamento para enfrentar a doença em seus municípios”, disse.

O CCC funciona todos os dias da semana na sede da Sesa. O órgão conta com o apoio de uma equipe multidisciplinar composta por médicos, enfermeiros, odontólogos e técnicos que realizam a monitoração dos pacientes em tempo real, com uso de ferramentas e sistemas específicos.

Monitoramento

“A equipe monitora e acompanha todos os pacientes notificados pela Vigilância Epidemiológica da Sesa. Nós utilizamos uma plataforma virtual onde os notificados são lançados gerando relatórios epidemiológicos em tempo real. Através desse sistema é calculado porcentagem, coeficiente de incidência além dos números absolutos dos casos de COVID19 no município. Para nós é muito importante o reconhecimento do nosso empenho”, explica e comemora o coordenador do CCC, Vidigal Cafezeiro.

A equipe técnica realiza coleta de material para exames e encaminha para o LACEN – Ba (laboratório habilitado para diagnostico do covid-19 na Bahia). Diariamente informes gráficos são preparados com estatísticas. O CCC também emite parecer técnico e notas técnicas municipais além de monitoramento dos casos suspeitos e confirmados do COVID 19. “Nós capacitamos enfermeiros, odontólogos para realizarem a coleta nos Pronto Atendimento do município e orientamos outros profissionais como motoristas, recepcionistas, maqueiros e radiologistas para o uso adequado dos Equipamentos de Proteção Individual e manejo dos pacientes”, conta Vidigal.

“Para atender a pacientes com suspeita de síndromes gripais, recentemente inauguramos o PA Santo Amaro de Ipitanga no Centro com sete leitos de observação, três leitos para pacientes com quadros agravados e sala de isolamento”, informou Vidigal.

Lauro de Freitas é o único município da Bahia a oferecer esse tipo de triagem no enfrentamento à pandemia do coronavírus. A unidade oferece suporte, com teste, análise e possivelmente diagnóstico. Na sala vermelha, há três leitos com ventilação mecânica e monitor multimétrico onde são aferidos pressão, batimentos cardíacos e saturação de oxigênio.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading