outubro 27, 2021

970×90

Lava Jato: Lula é investigado por favorecimento em nova fase

Lava Jato: Lula é investigado por favorecimento em nova fase
O ex-presidente Lula também é um dos alvos secundários da 35ª fase da Operação Lava Jato deflagrada na manhã desta segunda-feira (26). Segundo a revista Veja, está é considerada uma das fases mais importantes da operação. As novas investigações avançam no Setor de Operações Estruturadas, o departamento de propinas da Odebrecht, no qual o ex-presidente Lula seria o beneficiário direto e receberia um prédio da Odebrecht.
 
Em junho de 2010, a DAG Construtora, em Salvador, que pertence a Demerval Gusmão, amigo e parceiro de negócios de Marcelo Odebrecht, adquiriu um prédio de três andares na Vila Clementino, Zona Sul de São Paulo, de acordo com informações da PF.  No local, a empreiteira baiana planejava instalar a sede do futuro Instituto Lula.
 
Segundo as investigações da operação Lava Jato, a família do ex-presidente Lula sabia dos planos de usar o prédio para o instituto: um projeto de reforma do imóvel, que incluía auditório, sala para exposição e até apartamento com cinco suítes na cobertura, foi localizado numa pasta cor de rosa endereçada a dona Marisa Letícia e apreendida pela Polícia Federal, no início deste ano, no sítio de Atibaia (SP) que era usado por Lula e sua família. 
 
Embora o prédio tenha sido efetivamente comprado pela DAG, o Instituto Lula não ganhou a sede e acabou sendo instalado no prédio do antigo Instituto Cidadania, no Ipiranga, onde permanece até hoje. Os responsáveis pela compra teriam desistido do projeto original de uso depois de descobrir que o imóvel estava envolvido em pendências judiciais dos antigos proprietários.
 
Embora a DAG tenha registrado em cartório a compra do prédio por R$ 6,8 milhões, a PF acredita que o valor real foi R$ 12,3 milhões, o mesmo citado nos e-mails enviados a Teixeira. Num e-mail de setembro de 2010, apreendido nas investigações e divulgado em maio deste ano pelo jornal “Valor”, Marcelo Odebrecht afirma: “Preciso mandar uma atualização sobre o novo prédio para o Chefe amanhã. Qual a melhor maneira?”. O destinatário é Branislav Kontic, braço-direito do ex-ministro Antonio Palocci.
 
Compartilhe
abaixo de Saúde

Sobre o autor

posts relacionados

abaixo de Saúde