LF News entrevista a prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho (PT). Confira
O LF News entrevistou a prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho (PT), que participou na tarde desta segunda-feira (09), da inauguração do Hospital da Mulher. Moema afirmou que se sente muito feliz com este grande feito do governo do estado. “É a prova da sensibilidade do nosso governador com a questão de gênero e com a questão da saúde da mulher no estado da Bahia e que está sendo referência nacional. O governador Rui Costa está de parabéns, a primeira dama Aline que participou de forma ativa nesta construção também está de parabéns. Estou muito feliz com mais essa realização do governo do estado da Bahia”, disse ela.
De acordo com a prefeita, a prefeitura e o governo do estado, já estão com a parceria montada para o Hospital da Mulher beneficiar as mulheres do município, desde a prevenção, cirurgias e o tratamento de todas as enfermidades que acometem elas.
SAÙDE
Moema afirmou que retomará com a casa de parto em Lauro de Freitas. “Fiz a casa de parto que foi destruída, porém, nós vamos retornar com a unidade. Será construído pelo governo do estado em nossa cidade um Hospital Metropolitano, já está tudo preparado para começar, será um Hospital de grande porte. A nossa meta, já até alinhada com o governador é de que, na medida que o hospital passe a funcionar, daqui há dois anos, transformaremos o Menandro em uma grande maternidade”.
Com relação a ter encontrado a maioria dos Postos de Saúde fechados, a prefeita disse que foi um grande prejuízo para a população. “Estamos fazendo uma auditoria e uma análise em todos os postos, para que possamos está reabrindo o mais rápido possível. Visitei a UPA e o Complexo de Saúde para que não parassem de funcionar”, explicou a prefeita, que na oportunidade disse que irá fazer uma parceria com o programa Mais Médico, que até então não foi feito na cidade. “Vamos valorizar os médicos locais, mas, também se for necessário traremos médicos de fora. Vamos fazer uma grande campanha contra o Aedes Aegypti, combatendo o mosquito para que ele saia de vez de Lauro de Freitas”.
Sobre as vacinas, Moema afirmou que já estão sendo retomadas, que a saúde municipal já está toda planejada e inclusive reabrirá o Jorge Novis, disponibilizando consultas na qual a população mais procura, após ser feito um estudo de demanda.
EDUCAÇÃO
Com relação às matrículas na rede municipal, os alunos que permaneceram nas escolas, foram feitas pela antiga gestão. “As novas matrículas iniciarão no final deste mês e nós faremos com que os alunos possam estudar nas escolas perto de suas residências. Não havendo vagas suficientes nas escolas próximas das residências, nós manteremos o sistema de transporte, para nossas crianças estarem na sala de aula. Ficaremos atentos para não ter salas lotadas, seguindo o que determina a legislação”.
EMPREENDIMENTO NA CIDADE
A prefeita disse que não tomou como surpresa a saída do depósito da Ricardo Eletro para Camaçari. “O que será feito naquele local é algo muito esplêndido. Nós vamos ter um pavilhão de feiras, o Shopping da Bahia, Hotel e o metrô na sua segunda etapa, fará a sua finalização neste lugar. Só na obra serão gerados mais de mil empregos, depois de tudo pronto, teremos uma média de mais de três mil empregos no município”.
FESTA DO PADROEIRO
A Festa do Padroeiro da Cidade, que acontece no próximo domingo (15), de acordo com a prefeita, não será uma festa grande, porque a gestão está em contenção, ainda vendo o que tem de concreto na questão financeira do município e mesmo não tendo ainda todas as informações, não deixará de fazer a festa do padroeiro. “Já entramos em contato com o padre, ouvimos as reivindicações e atenderemos, para que possamos fazer uma festa bonita. Não colocaremos bandas caras e priorizaremos as bandas locais. Estamos garantindo a banda que o padre solicitou, que foi Tony Allysson, mas independente disso, faremos uma festa do padroeiro com um cortejo cívico muito legal, dando essa oportunidade cada vez maior da cultura de Lauro de Freitas se manifestar”.
COFRES PÚBLICOS
Para finalizar, a prefeita afirmou que não tem um balanço de como encontrou os cofres públicos da cidade, pois, a transição ainda não foi finalizada. Só com o fim da transição que ela terá um quadro real da situação financeira do município.
Biografia
Nascida no Pelourinho, caçula entre 20 irmãos, Moema iniciou sua atuação militante no Movimento estudantil, no Colégio Estadual da Bahia – Central. Formada em Química pela ETFBA, Bióloga pela UCSAL, com notável atuação na direção do Sindiquímica. Participante da construção do PT, foi secretária de Formação do Partido e Secretária Geral da CUT, onde criou a Comissão de Saúde. Foi suplente de Vereador em Salvador em 1992 se elegendo em 1996, mas, optou por assumir o seu primeiro mandato de Deputada Estadual, a partir de 1997, renunciando à vaga de Vereadora.
Deputada por 3 mandatos, renunciou em dezembro de 2004 para assumir a Prefeitura de Lauro de Freitas, onde foi eleita e reeleita, ganhando diversos prêmios e tendo a sua gestão reconhecida como referência no estado e no país. Integrou a direção de algumas das entidades municipalistas, tais como ANAMUP, da qual foi presidente, além da ABM e FNP, das quais foi Vice-Presidente. Implantou o primeiro centro de referência a doença falciforme na Bahia e inaugurou a primeira maternidade pública de Lauro de Freitas.
Em 2013 foi convidada pelo Governador Jaques Wagner, Moema assumiu a Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate a Pobreza, onde atuou até janeiro de 2014, quando se desincompatibilizou. Foi eleita deputada federal no mesmo ano. Apesar do pouco tempo à frente da pasta, sua gestão foi marcada pela contribuição as ações da política de convivência com o semi árido, o fortalecimento da inclusão socioprodutiva, também conquistando prêmio nacional, com o Programa Vida Melhor Urbano.
Em 2016 é eleita novamente prefeita de Lauro de Freitas, com 52,34% dos votos válidos ou 43.951 votos na cidade onde vem sendo aclamada por qualquer bairro que passe.