LF NEWS entrevista o presidente do Democratas em Salvador, Dr. Heraldo Rocha

O LF News esteve na residência do ex-deputado estadual por cinco mandatos, Dr. Heraldo Rocha (DEM).  Mesmo com a atribuição municipal, ele continua sendo vice-presidente estadual do partido.

Este competente médico, Filho de Otávio Rocha da Silva e Umbelina da Gama Rocha, e viúvo de Adiléia da Costa Rocha, é pai de quatro filhos: Fábio César, Karine, Eduardo Santiago Rocha e Mariana Santiago Rocha. Formou-se em Medicina pela Universidade Federal da Bahia-UFBA,1968 e especializou-se em Pediatria no Hospital Getúlio Vargas, também em Salvador.

Indubitavelmente, reconhece a figura do grande saudoso amigo, o também médico ACM como o principal responsável pela grandeza e pelo desenvolvimento econômico e social que o estado ostenta atualmente no cenário nacional.

portal-lf-news-noticias-lauro-de-freitas-lf-news-entrevista-o-presidente-do-democratas-em-salvador-dr-heraldo-rocha-2

“Os corações dos verdadeiros cidadãos baianos ainda lamentam, neste 10 anos da morte do grande senador, eterno governador da Bahia, nosso eterno amigo Antonio Carlos Peixoto de Magalhães. Nossa sorte é que temos o seu neto na política, um grande líder e notável administrador, nosso ACM Neto é incrível, tão competente e apaixonado pela Bahia quanto seu avô era, veja o que fez e faz por Salvador,” relevou ao LF News, sentado bem abaixo da foto de ACM no gabinete de sua residência.

Trajetória política

Em 1991, foi eleito deputado estadual pelo então Partido da Frente Liberal (ex-PFL e atual DEM), sendo reeleito em 1995 para mais um mandato. Após licenciar-se em 1995 para ocupar o cargo de secretário do Trabalho e Ação Social (entre 1995 e 1998), foi reeleito deputado estadual para um terceiro mandato: 1999-2003. Em 2002 e 2006, foi reeleito novamente, totalizando até então cinco mandatos.

Confira a entrevista na íntegra:

Sobre o Democratas 

“O Democratas é um partido que o ex-presidente da república, o ex-líder Luiz Inácio Lula da Silva disse que iria acabar. A partir do momento que nós assumimos o Democratas, com a presidência do Deputado Federal Aleluia nosso partido desidratou, saíram vários correligionários, ficando o partido enxuto. Então nós organizamos o partido do zero. O nosso líder e inesquecível Antonio Carlos Magalhães era o partido. A bancada estadual, federal e no senado do PFL da Bahia era a maior do Brasil.

O Democratas sempre foi o partido do Nordeste e aqui na Bahia era o maior do Brasil. Nosso partido era muito regional. Então o partido começou a se reestruturar, Neto sai candidato em 2008, perde a eleição, mas continua o processo da candidatura dele. A gente perde a eleição em 2010 e em 2014 pra o governo do estado, então ficamos sem o governo federal, estadual e municipal. A cultura do partido foi sempre com quadros de qualidades e que sempre teve o governo federal (Ministros) e na Bahia o governo estadual e prefeitura de Salvador. Perdemos com Paulo Souto em 2014, mas ganhamos com Neto em 2012, e aí o partido começa a crescer. Neto começa um novo modelo de gestão pública em Salvador, Zé Ronaldo em Feira de Santana e por aí vai”.

portal-lf-news-noticias-lauro-de-freitas-lf-news-entrevista-o-presidente-do-democratas-em-salvador-dr-heraldo-rocha

Eleições 2016 

”O partido sai este ano, de 10 municípios e dá um salto para mais de 80 municípios. Em termo de número de votos na Bahia, nós somos o partido de maior número. Saímos nesta eleição com 1.757.040 votos contra 959.780 votos do PSD e o PT fica em terceiro lugar com 745.225 votos, ou seja, nós temos mais de um milhão de votos que o PT. Com essa crise nacional, com a operação lava-jato, duas pessoas do nosso partido sendo expulsas – Arruda e Demóstenes Torres – pois somos diferentes do PT que sempre apóia os líderes partidários. Na operação lava-jato, temos denuncias contra o partido, porém, nenhuma comprovada até o momento.

Com o modelo e a estrela de ACM Neto – ele tem luz própria – nós começamos a crescer e esta eleição de 2016, foi o grande resultado do Democratas a nível de Bahia. A nível de país, nós tivemos uma perda muito grande, que quando estávamos nos consolidando em São Paulo, o Kassab cria um partido, por isso que eu digo que precisamos de uma reforma eleitoral o mais rápido possível. O partido se consolidou, acredito que a tendência é aumentar o seu crescimento. Fizemos prefeitos em municípios fortes como Camaçari, Feira de Santana, Barreiras, Alagoinhas, Madre de Deus. Fizemos coligações com partidos como o PSDB, PMDB com excelentes resultados que foi o caso de Simões Filho, Itapetinga, Valença e outros municípios. Esse arco de alianças que gira em torno de Acm Neto, se manter esta linha, terá resultados positivos em 2018.

Resultado de imagem para acm neto heraldo rocha

 

A gestão de ACM Neto é uma gestão de qualidade. O modelo de gestão de Neto é hoje, um modelo para todo país, porque a primeira atitude que ele tomou, a mais importante no processo, que foi cortar na própria carne, controlar os custeios, cortar a máquina pública, pois o perfil do Democratas é do estado mínimo, que é ao contrário do nosso adversário, que eles são do estado máximo, do aparelhamento da máquina do estado. O nosso é diferente, é um quadro de qualidade. ACM Neto fez intervenções em Salvador provando que mesmo tendo o governo federal e estadual contra, Neto com este controle do custeio, conseguiu realizar grandes feitos em Salvador. O soteropolitano precisava ter auto-estima e Neto trouxe de volta esta auto-estima para a população. Neto realizou projetos estruturantes como a orla – revitalização e requalificação – que começou em tubarão no Subúrbio ferroviário e foi até Itapuã. Investimentos em projetos sociais na saúde e na educação, investindo fortemente na periferia, mudando o discurso da oposição que continuou na eleição de 2016, onde eles nacionalizaram a campanha e nós municipalizamos a campanha. Neto lançou projetos sociais como o Viver Melhor, Casa Legal que são programas simples, porém, atinge o povo na sua essência. Acabamos com o discurso da oposição, que era o rico contra o pobre; Subúrbio contra Barra; preto contra branco. A maioria das votações de Neto foi na periferia. Neto ganhou em todas as zonas eleitorais com mais de 70 por cento”.

portal-lf-news-noticias-lauro-de-freitas-lf-news-entrevista-o-presidente-do-democratas-em-salvador-dr-heraldo-rocha-3

Educação 

“Neto em 2015 reformou 153 escolas, reconstruiu 10 e construiu 17. Temos hoje 43 novas escolas sendo construídas, com previsão de entrega para 2017. Ao total são 180 novas escolas, que antes eram escolas degradadas, os alunos não iam para a sala de aula, os professores desmotivados, grade curricular defasada. Neto renovou praticamente todo o mobiliário escolar; aumentou o número de vagas em tempo integral, passando de 6.795 vagas para 11.322 vagas, tendo um crescimento de 76,6 por cento, que continuará em 2017. Neto aumentou o numero de creches, assinou um convênio com 40 creches e o governo federal não repassou a verba, e mesmo assim, ele fez com recurso próprio. Neto diminuiu a evasão escolar que era de 4.612 em 2012 caindo para 2.335 em 2015, no primeiro ano do programa, realizado através de uma parceria com o Instituto Ayrton Sena que foi o ‘Agente de Educação’. Neto contratou 2.653 novos professores”.

Saúde 

“Na área de saúde, nós temos uma rede pública estadual defasada, não há um sistema de referência e contra referência, ou seja, os hospitais regionais não suportam e acaba a população vindo para Salvador. Criaram o programa Mais Médicos como se fosse a solução para resolver os problemas dos médicos, pelo contrário, esses médicos não tem nenhum trato com a saúde baiana e nem com a saúde brasileira. Neto então investe na Atenção Básica de Saúde, que é fundamental, tendo a prevenção como a palavra de ordem na gestão dele. Neto encontrou apenas uma UPA e hoje já construiu nove Upas. A pior cobertura de saúde da família do Brasil era aqui em Salvador com 13,3 por cento. Tivemos um crescimento de 120 por cento, passando esta cobertura para 29,3 por cento. Na cobertura da Atenção Básica, de 18,6 por cento, passamos para 44,2 por cento, ou seja, um crescimento de 137.6 por cento. Neto contratou 3.756 profissionais de saúde, através de Concurso Público, que já havia sido realizado. Neto construiu os Multicentros e que já estão em funcionamentos, que são unidades onde você tem o médico especialista. Neto está construindo o Hospital Geral Municipal, que será em Cajazeiras. Salvador é a ambulância-terapia, tudo se acumula na cidade, através de pacientes do interior que vem para a capital ser internado, isso se dar pela falta de gerenciamento do SUS através do Governo Federal e Estadual. Você sabia que 29 por cento da corrupção do país, está em nossa saúde? Neto fez muitas coisas em diversas áreas, no entanto, o grande ‘BOOM’ da sua gestão foi na Saúde e Educação”.

portal-lf-news-noticias-lauro-de-freitas-lf-news-entrevista-o-presidente-do-democratas-em-salvador-dr-heraldo-rocha-5

Vereadores do Democratas 

“Sobre os vereadores de Salvador, o Democratas tem a maior bancada, com seis edis. Após reuniões, ficou definida a unidade da bancada e o nome do vereador Léo Prates para ser o candidato do partido à presidência da Câmara. O Democratas tem o seu candidato, porem, o que nós defendemos é a unidade da bancada, para que nós possamos ter um representante em consenso”.

Eleições 2018 

“O Democratas terá candidato para a disputa do governo do estado e para a disputa da presidência da república. Governo do estado, Acm Neto e o senador Ronaldo Caiado para a presidência da república”.

Vitória avassaladora de ACM Neto 

“Com relação à vitória avassaladora de Acm Neto nas eleições de 2016, Neto transformou a Rua em seu gabinete e durante os quatro anos, ele visitou os bairros e andou nas ruas. O projeto que ele fez, diagnosticando e ouvindo nossos bairros, identificando através de reuniões com as comunidades os problemas existentes, ele sabia de tudo que aquelas localidades precisavam, fazendo todas as intervenções necessárias. Neto fez um plano de governo de Salvador pra 20 anos. Ele é um grande administrador, grande político com larga experiência e soube escolher os seus secretários”.

Imagem relacionada

Vice-prefeito Bruno Reis 

“Bruno é uma pessoa muito inteligente, capaz, deputado estadual, foi assessor de Neto por muitos anos, hábil, bom articulador político e provou quando secretário, ser um bom administrador, visto que, o programa Morar Melhor, Casa Legal e o Primeiro Passo são programas da pasta dele”.

portal-lf-news-noticias-lauro-de-freitas-lf-news-entrevista-o-presidente-do-democratas-em-salvador-dr-heraldo-rocha-1

Sobre as reformas no país 

“Com relação às grandes reformas que o Brasil precisa – reforma trabalhista, tributária, previdenciária – de todas as reformas, a reforma eleitoral não pode passar, tem que ser agenda positiva do governo. Essa criação de partidos de aluguel destrói e facilita a corrupção. Há a necessidade de ter uma reforma eleitoral, para você ter o controle dos partidos políticos e também uma discussão que você faz sobre o controle dos gastos públicos com campanha eleitoral. Eu sou a favor do voto distrital misto e sou a favor do financiamento público de campanha controlado, fiscalizado e sem o caixa dois”.

portal-lf-news-noticias-lauro-de-freitas-lf-news-entrevista-o-presidente-do-democratas-em-salvador-dr-heraldo-rocha-4

Sobre o próximo mandato de ACM Neto 

“Nosso grupo político que hoje tem a liderança de ACM Neto, tem uma grande preocupação que é fazer neste segundo mandato a correção dos erros que foram cometidos no primeiro mandato, fortalecendo principalmente as políticas sociais. O grande problema já definido por Neto, é melhorar a desigualdade social, investindo na descentralização econômica para que os bairros periféricos tenham um desenvolvimento econômico. Neto continuará cuidando da máquina pública, que tem que ser enxuta. A eleição municipal foi a melhor resposta a todo o discurso em bolorento do PT e dos aliados”.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading