LF News entrevista o vereador Claudio Tinoco de Salvador

Reeleito com 12.348 votos para Câmara Municipal de Salvador, este jovem soteropolitano e determinado vereador, tem planos de ir ainda mais longe; capacidade intelectual, técnica e política não lhe faltam para isso. O LFNews ‘bateu’ um papo com o vereador Claudio Tinoco (DEM), que foi vereador pela primeira vez em outubro de 2012.

Tinoco formou-se em Administração Pública pela Universidade Federal da Bahia (Ufba) em 1994. É especialista em Políticas Públicas pela Universidade Cândido Mendes, do Rio de Janeiro, e em Gestão de Cidades pela Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs).

portal-lf-news-noticias-lauro-de-freitas-lf-news-entrevista-o-vereador-claudio-tinoco-de-salvador

Também é formado em Gestão Municipal pela Fundação Getúlio Vargas e Direito Público Municipal pela Fundação Faculdade de Direito da Bahia. Participou do 24º Ciclo de Estudos de Política e Estratégia da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ESG). Claudio Tinoco já exerceu cargos importantes na administração pública, especialmente, na educação, infraestrutura, cultura e turismo.

LF News – Sendo reeleito, como avalia seu primeiro mandato e o que seus eleitores podem esperar do próximo?

Claudio Tinoco (DEM) –  A função legislativa é algo gratificante e motivador, este primeiro mandato creio que ficará marcada pela transparência, pela capacidade de produzir um bom debate com a sociedade, sobretudo na elaboração e discussão de normas e leis de interesse da sociedade. Combatemos, ao longo desse mandato, o desperdício através da paralisação de obras, sejam obras do município, sejam obras importantes do governo do Estado.

A expectativa nossa, para este próximo mandato será a de gerar uma contribuição ainda maior, acredito que conseguimos construir e entregar aquilo que nos comprometemos, e isso me dá muita satisfação porque existe o reconhecimento da sociedade. Este próximo mandato vamos avançar ainda mais, principalmente na área da educação. Afirmo isso não só pelo conhecimento da minha formação de administrador público, mas, também como cidadão soteropolitano, que paga todos os impostos e deseja de fato viver em uma cidade cada vez melhor.

portal-lf-news-noticias-lauro-de-freitas-lf-news-entrevista-o-vereador-claudio-tinoco-de-salvador-3

LF News – Como vê o crescimento do DEM no município de Salvador, sendo a maior bancada entre as legendas?

Claudio Tinoco (DEM) – É uma consequência da liderança forte de nosso prefeito ACM Neto, não temos dúvida disso. Isto atraiu antes da eleição, três ou quatro que se elegeram no partido (DEM) e não eram do partido. Exemplos dos vereadores Palhinha, Duda SanchesMaurício Trindade, então, devemos reconhecer isso. Temos mais quatro anos de gestão pela frente, ou dois como prefeito e que este crescimento seja permanente. Esta semana mesmo, estive em um evento aqui em Salvador (1º Seminário de Prefeitos Eleitos da Bahia) e fui convidado para um partido, se tenho pretensão de candidatura para deputado e tal, então, isso ocorre comigo e irá naturalmente ocorrer com outros também, este é um desafio que nós temos. Por isso a eleição de Léo (Prates) é fundamental, tanto é, que ela foi construída, sem verdadeiramente, uma ação do prefeito para isso.

portal-lf-news-noticias-lauro-de-freitas-lf-news-entrevista-o-vereador-claudio-tinoco-de-salvador-22

LF News – Tem pretensões de ser presidente da casa um dia?

Claudio Tinoco (DEM) – Pretensões nós temos, quem não gostaria de ser presidente do legislativo aqui na capital? Condições para isso até tenho também, mas eu fiz uma opção, de entender e dar um sinal para garantir uma unidade dentro do democratas e isso foi conseguido pra que a gente tivesse a presidência. Se nós nos dividíssemos, isso só nos prejudicaria. O partido é consolidado e vamos apoiar o Léo Prates.

portal-lf-news-noticias-lauro-de-freitas-lf-news-entrevista-o-vereador-claudio-tinoco-de-salvador-1

LF News – Em 2018, o prefeito ACM Neto é um forte candidato ao governo do estado. Como você ver este fato?

Claudio Tinoco (DEM) – Vejo com naturalidade, o que vejo é o que a gente não enxerga ainda. Que isso vai nos próximos 17, 18 meses que faltam para uma decisão que será decidida em abril de 2018. Creio que isso irá se consolidar e se confirmar, não só pelo papel da liderança que ele já exerce. Logo após as eleições municipais, muitos prefeitos eleitos ou reeleitos vieram em a Salvador sinalizar para Neto que queriam estar associados ao um projeto futuro dele. Foi a primeira vez na história que um prefeito da capital baiana se elegeu com 74% dos votos, isso faz com que todos aqueles que anseiam por uma liderança forte e também para consolidar os seus respectivos governos. O ano de 2017 será um ano difícil como o nosso prefeito disse no evento dos prefeitos. Estão todos ligados nisso, principalmente os governos municipais, aguardando a confirmação. Tem prefeitos que se elegeram ou se reelegeram da base do atual governo do estado, mas eles querem uma maior aproximação com Neto, principalmente por 2018.

portal-lf-news-noticias-lauro-de-freitas-lf-news-entrevista-o-vereador-claudio-tinoco-de-salvador-4

LF News – O vereador tem pretensão de se candidatar em 2018?

Claudio Tinoco (DEM) – Tenho sim, isso não de agora, é um projeto antigo nosso. E foi com este objetivo que me filiei ao Democratas em 2001, que na época ainda chamava-se PFL. Ou seja, um projeto de 15 anos já. Neto fez campanha para ser candidato a deputado estadual, mas ai o senador Antonio Carlos tomou uma decisão de promovê-lo a deputado federal naquele momento e então, me filiei ao partido com intuito de um dia sair candidato. Nós acabamos construindo uma trajetória começando por Salvador. Saímos juntos em 2008 e perdemos juntos aquela eleição, mas ai, ganhamos juntos em 2012. Hoje estou muito bem posicionado aqui em Salvador.

LF News – O nome “Tinoco” está muito ligado no imaginário dos baianos, isso pode contribuir em 2018?

Claudio Tinoco (DEM) – Acredito que sim, é um nome muito leve e realmente ligado ao nome de Eraldo Tinoco, pelo bom político que foi. Meu conhecimento não é só na área da educação, mas, também na área da infraestrutura quando pude ocupar a secretaria no governo de Paulo Souto. Esta experiência, logicamente, me deram condições de conhecer bem todo estado da Bahia, fazer boas amizades e criar boas referências. Mas, vamos avaliar isso, acho que em janeiro já teremos uma definição. Vamos agora nos focar na eleição da câmara e com a reforma administrativa já implantada pelo prefeito ACM Neto para que a gente possa posteriormente, avançar neste nosso antigo projeto.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading