Líder do PL na Câmara consegue assinaturas para acelerar projeto de anistia aos envolvidos em 8 de Janeiro

Foto: Marina Agostine
O líder do PL na Câmara dos Deputados, Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), anunciou ter obtido as assinaturas necessárias para pedir a tramitação urgente do projeto que prevê anistia aos envolvidos nos atos de 8 de Janeiro. Se aprovado, o texto poderá ser enviado diretamente ao plenário, sem passar pelas comissões permanentes, acelerando sua votação.
A medida aumenta a pressão sobre o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e sinaliza um movimento de oposição ao governo Lula. No entanto, assinar o requerimento não significa apoio ao mérito do projeto. Segundo o Placar da Anistia do Estadão, 201 dos 513 deputados declaram-se favoráveis à anistia.
Detalhes do projeto
O projeto, de autoria do deputado Major Vitor Hugo (PL-GO), busca anistiar “todos os que tenham participado de manifestações em qualquer lugar do território nacional” desde 30 de outubro de 2022. O pedido de urgência precisava de pelo menos 257 assinaturas para ser protocolado, número alcançado na quarta-feira (9) com o apoio do deputado Paulo Azi (União Brasil-BA). Para ser aprovado, o projeto ainda depende do aval da mesma quantidade de parlamentares.
Apoio partidário
O PL é o partido com mais assinaturas no requerimento (89), seguido por União Brasil (39), PP (34), Republicanos (26), PSD (23) e MDB (21). Se aprovada a urgência, a proposta poderá ser incluída na pauta do plenário para votação imediata.