Live com apresentação de biografias de mulheres negras abre programação do mês Julho das Pretas

 Live com apresentação de biografias de mulheres negras abre programação do mês Julho das Pretas

Tereza de Benguela, Lélia Gonzalez e Luiza Bairros foram alguns dos nomes de mulheres negras inspiradoras, destacadas durante a live “Um mês de movimento, uma vida inteira de luta”, transmitida na noite desta quinta-feira (8), pelo canal da Prefeitura de Lauro de Freitas no Youtube. A atividade, promovida pela Secretaria de Políticas Afirmativas, Direitos Humanos e Promoção da Igualdade Racial (SEPADHIR), faz referência ao Julho das Pretas.

Com o tema da live “Ouvir, Aprender e Falar de Si Para Resistir”, a convidada Terezinha Barros, negra ativista, intercruzou saberes ao explanar biografias de mulheres feministas negras. “Lembramos do protagonismo das mulheres negras de forma que possamos nos espelhar em suas histórias. Também refletimos sobre como estão hoje as mulheres pretas, considerando processos de segregação do colonialismo capitalista e o sistema patriarcal?”, ajuizou Barros.

Entre diversos exemplos de luta e resistência feminina, como da escritora Conceição Evaristo, da parlamentar Benedita da Silva e outras, Terezinha ressaltou o ponto alto do mês Julho das Pretas: o Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, comemorado no dia 25/07. A data é uma homenagem a Tereza de Benguela, uma mulher negra escravizada que virou líder de um quilombo de negros e índios. Sua história contribuiu para a historiografia nacional, bem como na formação sociopolítica brasileira.

Na mediação da live, Aline Santos, superintendente de Promoção da Igualdade Racial da SEPADHIR, finalizou ao reforçar que a luta da mulher negra é cotidiana. “Como é bom ouvir, aprender e falar de si. Como destaca Djamila Ribeiro, ainda não chegamos nos locais de poder, isso porque a mulher negra além de sofrer com o machismo e o racismo, precisa lutar contra o sistema capitalista que tenta nos excluir o tempo todo. A democracia só vai existir quando nós escolhermos nossos locais de poder e de fala”, conclamou.

Julho das Pretas

A programação de atividades do mês Julho das Pretas continua no próximo dia 14/07, com a live “Xirê das Pretas”, às 19h. O encontro virtual contará com a participação de mulheres de comunidades de terreiros, para falar sobre a temática “Vidas, Histórias e Legado”. O mês ainda terá mais atividades nos dias 22, 28, 30 e 31.

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading