Live e seminário digital promovidos pela Semed discutem Emancipação de Lauro de Freitas

 Live e seminário digital promovidos pela Semed discutem Emancipação de Lauro de Freitas

Como parte das atividades em comemoração ao processo de emancipação de Lauro de Freitas, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) promove às 19 horas desta quinta-feira, dia 30, a Live da Emancipação em sua conta no Instagram (@Semedlf). Já na sexta-feira, dia 31, a partir das 18 horas, será realizado o seminário ‘Emancipação, processos pedagógicos e formação cidadã’, por meio da plataforma de encontros Meet, e transmitido ao vivo por meio do Facebook (https://www.facebook.com/educalauro). Desde 2018, a Semed celebra a emancipação com desfile cívico no Centro da cidade e com um concurso de literatura, com temáticas específicas. Mas neste ano de 2020, por conta da pandemia do novo coronavírus, a secretaria organizou atividades no ambiente digital.
O primeiro convidado da live será o professor Gildásio Freitas, que falará sobre “Os processos históricos da Emancipação’. Historiador e escritor, Freitas desenvolveu ao longo de sua carreira acadêmica, pesquisas sobre especificidades sociais, políticas, econômicas e identitárias do município. Em seguida, o diretor do Departamento de Inclusão e Diversidade na Escola, da Coordenação de Educação Básica da Semed, Eriosvaldo Menezes, irá discutir sobre a Importância pedagógica do Desfile da Emancipação e Concurso Literário. Menezes atua com processos de descolonização do conhecimento, com foco em questões étnicas.
Seminário – O seminário ‘Emancipação, processos pedagógicos e formação cidadã’ é idealizado pelo Departamento de Inclusão e Diversidade na Escola. Os convidados são o professor doutor Carlos Eduardo Carvalho de Santana, gestor da Escola Municipal Malê Debalê, em Salvador, que irá abordar questões históricas do processo de emancipação e sua relação com a educação básica. Em seguida, a gestora da Escola Municipal Eurides Sant’Anna, Ana Rita Pires e o vice gestor do Centro Educacional Olavina Calazans, Alisson Jefferson da Silva Ferreira, irão falar das experiências das unidades nas atividades da emancipação.
A mediação do seminário será realizada pela historiadora Aline Santos, que integra o Departamento de Inclusão e Diversidade na Escola. O evento é voltado para educadoras, educadores, gestoras e gestores da rede municipal de ensino. Às 17h50 será disponibilizado link da sala de encontro para o seminário, no grupo de Gestores da Semed no WhatsApp. Aqueles que não conseguirem entrar na sala poderão acompanhar o evento pela Fanpage da secretaria.
Ainda, na sexta-feira dia 31, será disponibilizado o álbum Cidade Empoderada na página da secretaria no Facebook, com imagens produzidas pelo fotografo e sociólogo Amilton Castro. Neste mesmo dia, será compartilhado por WhatsApp, o vídeo História Itinerante: 58 anos de Emancipação de Lauro de Freitas, com imagens representativas do processo de transformação da cidade, produzido pelo jornalista Márcio Wesley, produtor da imagem que ilustra esta matéria.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading