Lockdown na capital do Maranhão e outras três cidades começa nesta terça-feira (5)
O fechamento total e obrigatório de serviços não essenciais passa a valer a partir desta terça-feira (05) na capital do Maranhão, São Luís, e em outras três cidades do interior. A medida é o endurecimento da quarentena voluntária, vale por dez dias e o descumprimento gera multa.
O lockdown foi decretado pelo governo do estado após determinação da justiça, divulgada na última quinta-afeira (30).
Com a decisão, barreiras serão instaladas em avenidas para restringir a circulação de veículos. O trânsito fica suspenso nas MAs 201, 202, 203 e 204, com exceção de circulação de cargas e veículos como viaturas e ambulâncias, além daqueles usados por trabalhadores de serviços essenciais e pessoas em busca por serviços essenciais.
Bancos e lotéricas são autorizados a funcionar, desde que seguindo as regras de distância entre pessoas, organização de filas e uso de equipamentos de proteção por funcionários.
Shoppings não podem funcionar, mas lojas consideradas essenciais dentro destes estabelecimentos são autorizadas.
Segundo um estudo da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) o Maranhão é o estado com maior ritmo de crescimento no número de mortos por Covid-19 no país. Atualmente o estado tem 4.530 casos confirmados e 271 mortes causadas pelo coronavírus.