Loyola destaca avanço político do governo Jerônimo e reforça diálogo institucional com prefeitos: “Não se trata de troca, mas de parceria para melhorar a vida do povo”

Em entrevista concedida nesta sexta-feira (02) ao programa do jornalista Mário Kertész, na rádio metrópole, o secretário estadual de Relações Institucionais (Serin), Adolpho Loyola, ressaltou o avanço da articulação política do governo Jerônimo Rodrigues junto a prefeitos de diferentes partidos na Bahia. Segundo ele, o diálogo aberto e republicano tem sido a principal ferramenta para fortalecer a governabilidade e ampliar o alcance das políticas públicas no estado.
“O governador Jerônimo é um homem do diálogo. Ele me incumbiu de conversar com todos os prefeitos, independentemente de partido. A lógica é clara: governar para todos os baianos”, afirmou Loyola. O secretário destacou que, passado o período eleitoral, a orientação do governador foi abrir ainda mais espaço para o relacionamento institucional com gestores municipais, inclusive com aqueles que não o apoiaram nas eleições de 2022.
A fala de Loyola evidencia a construção de pontes políticas que têm levado a adesões espontâneas de prefeitos ao grupo governista. “As conversas não são em troca de apoio, mas sim com foco na parceria. A presença do prefeito fortalece a chegada da política pública na ponta, onde está o cidadão. E quando há parceria entre município, estado e governo federal, os resultados são melhores”, frisou.
Ele também citou avanços recentes, como a migração do PDT para a base do governo estadual, e explicou que muitas lideranças têm manifestado apoio por se sentirem acolhidas e respeitadas. “O prefeito que quiser marchar conosco, será muito bem-vindo. Mas nós respeitamos as diferenças. Sempre que há um novo diálogo, avisamos o nosso grupo político local, porque o trabalho é transparente”, pontuou.
Adolpho Loyola atribuiu os avanços políticos ao estilo de liderança de Jerônimo Rodrigues. “Existe um diferencial no jeito como ele trata cada liderança: com carinho, dinamismo e respeito. Isso tem conquistado as pessoas, e é por isso que temos crescido politicamente.”