Luís Eduardo Magalhães é o mais novo município a receber o sinal da TV ALBA

 Luís Eduardo Magalhães é o mais novo município a receber o sinal da TV ALBA

 A TV ALBA, a emissora legislativa baiana, gerenciada pela Fundação Paulo Jackson, segue com o propósito de ampliar o sinal aberto digital de televisão para o interior do estado. E a grande novidade agora é que a cidade de Luís Eduardo Magalhães, no oeste da Bahia, é o mais novo município baiano a receber o sinal da TV ALBA, no canal aberto de televisão 33.4.

“A cada município baiano que chegamos com o sinal aberto digital da TV ALBA é uma vitória que deve ser muito comemorada. É a consolidação da tão sonhada interiorização da TV Legislativa que, até o primeiro semestre de 2021, chegava apenas para os 13 municípios da Região Metropolitana de Salvador.
Atualmente, a população de 133 municípios baianos pode assistir a programação da TV ALBA, levando o parlamento baiano para mais próximo do povo da Bahia, comemorou Michele Gramacho, diretora-geral da Fundação Paulo Jackson.

Em Salvador e Região Metropolitana, os baianos podem assistir a TV ALBA no canal aberto digital 12.2 ou 16 na NET. Em 116 cidades, o canal é o 9.2, já em Barreiras o canal é o 40.2. A lista completa dos municípios alcançados, o telespectador por conferir no site alba.tv.br.

A TV ALBA tem 18 anos de existência e para fazer chegar o canal aberto da TV Alba no interior do estado, foi necessário iniciar a transmissão via satélite. O primeiro município a receber o sinal foi Barreiras, no oeste da Bahia. A viabilidade para a transmissão foi possível por meio da outorga concedida pela Câmara Federal e assinatura de termo de cooperação com a Câmara Municipal de Barreiras. Essa primeira transmissão via satélite também permitiu que a emissora se tornasse apta a integrar o Programa Digitaliza Brasil, que levou o canal aberto digital para mais de 1.500 municípios brasileiros, sendo 117 baianos. Essa ação evitou o apagão para essas regiões já que no dia 30 de julho de 2025 o sinal analógico de televisão foi desligado em todo Brasil. A adesão ao programa Digitaliza Brasil possibilitou ainda uma economia de mais de R$ 20 milhões, caso a Casa Legislativa tivesse que interiorizar o sinal após 2024, fora do programa.
 
Seguindo o mesmo modelo de Barreiras, em Luís Eduardo Magalhães foi assinado o termo de cooperação entre a Câmara Federal, Alba e a Câmara Municipal de Luís Eduardo Magalhães para a concessão da transmissão. E, até o final do primeiro semestre de 2026, o sinal aberto digital da TV ALBA vai chegar para outros municípios baianos, através do atual projeto de ampliação do sinal digital de televisão do governo federal, o Programa Brasil Digital.
 
“A Fundação Paulo Jackson tem o apoio decisivo da presidência da Alba, reafirmando o compromisso de transparência do parlamento baiano. Com isso, proporcionamos um trabalho de credibilidade, promoção da cultura, do esporte, da educação, da conscientização política, bem como a divulgação de informações que impactam diretamente na vida da população da Bahia”, ressaltou Michele Gramacho.

Todo o conteúdo deste portal é protegido por leis de direitos autorais. Para republicação ou uso, entre em contato com nossa equipe de suporte.