Lula e Janja confirmam presença no funeral do Papa Francisco em Roma

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a primeira-dama, Rosângela da Silva (Janja), participarão do funeral do Papa Francisco, que será realizado no sábado (26) na Basílica de São Pedro, em Roma. A composição da comitiva oficial brasileira deve ser divulgada ainda nesta terça-feira (22).
Em respeito à morte do pontífice, Lula decretou luto oficial de sete dias em todo o território nacional. O Palácio do Planalto informou que o presidente aguarda os detalhes protocolares do Vaticano para definir a data da viagem.
Morte do Papa Francisco
O líder da Igreja Católica faleceu na segunda-feira (21), aos 88 anos, após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC) e outras complicações de saúde. Ele estava em recuperação de uma pneumonia bilateral quando teve o agravamento do quadro.
Homenagem de Lula
Em suas redes sociais, o presidente brasileiro lamentou profundamente a morte do pontífice, destacando sua luta pela paz e justiça social. Em uma publicação no X (antigo Twitter), Lula escreveu:
“O Papa Francisco buscou, de forma incansável, levar o amor onde existia o ódio. Nas vezes em que eu e Janja fomos abençoados com a oportunidade de encontrá-lo e sermos recebidos com tanto carinho, pudemos compartilhar nossos ideais de paz, igualdade e justiça. Ideais de que o mundo sempre precisou. E sempre precisará.”
O funeral será um momento de despedida global para um dos papas mais influentes da história recente, conhecido por sua humildade, defesa dos pobres e aproximação inter-religiosa.