Lula propõe revisão da jornada 6×1 e anuncia medidas contra fraudes no INSS em pronunciamento do Dia do Trabalhador

 Lula propõe revisão da jornada 6×1 e anuncia medidas contra fraudes no INSS em pronunciamento do Dia do Trabalhador

Em pronunciamento em rede nacional nesta quarta-feira (30), véspera do Dia do Trabalhador, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu a revisão da jornada de trabalho no Brasil, com foco na escala 6×1 — sistema que prevê seis dias de trabalho para apenas um de descanso. Segundo o presidente, é necessário discutir um novo modelo que assegure melhor equilíbrio entre vida profissional e bem-estar dos trabalhadores.

“Está na hora de o Brasil dar esse passo ouvindo todos os setores da sociedade para permitir um equilíbrio entre a vida profissional e o bem-estar de trabalhadores e trabalhadoras”, afirmou Lula.

Durante a fala, o presidente também destacou a criação de 3,8 milhões de empregos com carteira assinada nos dois anos e quatro meses de seu governo, o que teria levado o país “do maior para o menor desemprego da história”. Ele reforçou ainda o compromisso com a política de justiça tributária, lembrando o envio ao Congresso do projeto que isenta do Imposto de Renda cidadãos que recebem até R$ 5 mil mensais. “Agora é assim: quem ganha menos não paga e quem ganha muito paga um valor justo”, disse.

Lula também abordou o escândalo recente de fraudes no INSS, envolvendo descontos indevidos nos benefícios de aposentados e pensionistas. A investigação está a cargo da Polícia Federal e da Controladoria-Geral da União (CGU). O presidente classificou o esquema como “criminoso” e afirmou que os abusos começaram ainda em 2019.

“Determinei à Advocacia-Geral da União que as associações que praticaram cobranças ilegais sejam processadas e obrigadas a ressarcir as pessoas que foram lesadas”, afirmou. A declaração ocorreu no mesmo dia em que parlamentares da oposição protocolaram na Câmara dos Deputados um pedido de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar o envolvimento de sindicatos nas fraudes previdenciárias.

 

Todo o conteúdo deste portal é protegido por leis de direitos autorais. Para republicação ou uso, entre em contato com nossa equipe de suporte.