Lula revela que teve Covid-19 e se tratou em Cuba durante viagem; esposa e assessores também contraíram doença

 Lula revela que teve Covid-19 e se tratou em Cuba durante viagem; esposa e assessores também contraíram doença

O ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva (PT) revelou, nesta quinta-feira (21/1), que foi infectado pelo novo coronavírus no final de dezembro, durante uma viagem à Cuba. Além dele, sua esposa e outros sete participantes da comitiva tiveram Covid-19 e todos foram tratados pelos médicos cubanos. Recuperado, o grupo voltou ao Brasil nesta quarta-feira (20/1).

De acordo com uma série de postagens feitas na rede social do petista, “por estar fora do Brasil, o ex-presidente Lula decidiu comunicar a doença apenas na chegada ao país, para preservar sua família e dos demais infectados”. Além dos médicos cubanos, o médico infectologista, ex-ministro da Saúde e deputado federal Alexandre Padilha acompanhou o tratamento à distância.

Aapenas um integrante do grupo teve que ser hospitalizado e Lula teve sequelas no pulmão. “O ex-presidente não necessitou de internação hospitalar, assim como os demais membros da equipe, exceto o escritor Fernando Morais, que permaneceu sob cuidados hospitalares pelo período de 14 dias, por complicações pulmonares. Ao longo do acompanhamento, o ex-presidente foi diagnosticado em tomografia computadorizada com lesões pulmonares compatíveis com broncopneumonia associada à Covid19, apresentando excelente recuperação”, explicou a assessoria.

O primeiro teste foi realizado ainda no Brasil, no dia 21 de dezembro, e deu negativo. Porém, após a chegada no país da América Central, foram submetidos a um novo teste. “O teste de RT-PCR, obedecendo os protocolos cubanos para detectar infecções trazidas de outros países, foi repetido dia 26 de dezembro. Estes exames apontaram positivo para a Covid-19 do ex-presidente e de outros membros da equipe, confirmando serem casos importados através da investigação epidemiológica”, informou o comunicado.

“Eu e toda minha equipe somos agradecidos à dedicação dos profissionais de saúde e do sistema de saúde pública cubano que estiveram conosco no cuidado diário. Agradeço ao governo de Cuba e a todos que estiveram conosco, de coração. Jamais esqueceremos a solidariedade cubana e o compromisso com a ciência de seus profissionais”, agradeceu o ex-presidente.

Depois, aproveitou para atacar o atual gestor do Brasil. “E quero estender as minhas saudações a todos os profissionais de saúde que se esforçam para fazer o mesmo aqui no Brasil, apesar da irresponsabilidade do presidente da República e do ministro da Saúde”, escreveu.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading