Lula surpreende petistas ao escolher Gleisi Hoffmann como ministra

A decisão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), de nomear a deputada federal e presidente do Partido dos Trabalhadores, Gleisi Hoffmann (PR), como ministra da Secretaria de Relações Institucionais pegou até mesmo integrantes do PT de surpresa. A escolha indica uma possível guinada à esquerda e levanta questionamentos sobre o impacto na influência do ministro da Fazenda, Fernando Haddad.
Segundo informações da Folha de S.Paulo, nos bastidores, Haddad tem enfrentado críticas dentro do próprio governo, mas conta com o respaldo de Lula. A nomeação de Gleisi reforça a presença do núcleo político mais próximo do presidente na articulação com o Congresso Nacional.
O anúncio oficial foi feito pelo Palácio do Planalto nesta sexta-feira (28), após uma reunião entre Lula e Gleisi para formalizar o convite. A deputada assumirá o cargo no lugar de Alexandre Padilha, que foi designado para comandar o Ministério da Saúde após a saída de Nísia Trindade. A posse de ambos está marcada para o dia 10 de março.