novembro 22, 2019

970×90

Maia se reúne com relator e líderes para incluir estados na reforma

Maia se reúne com relator e líderes para incluir estados na reforma

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), está reunido com o presidente da Comissão Especial da reforma da Previdência, Marcelo Ramos (PL-AM), o relator da proposta, Samuel Moreira (PSDB-SP), e lideranças partidárias na residência oficial para tentar um acordo sobre a inclusão de estados e municípios no texto que altera as regras de aposentadoria.

A leitura do voto complementar do tucano estava marcada para às 9h desta quinta-feira (27), mas, como Maia quer acrescentar as unidades federativas no projeto, a sessão foi adiada. Ainda não há uma previsão de quando o relator vai ler o texto substitutivo. Caso o encontro não seja retomado ainda hoje, a previsão é de que o parecer seja lido na semana que vem, na quarta-feira (03/07/2019).

Isso porque os governadores voltam a Brasília na terça (02/07/2019) para uma nova reunião com o presidente da Casa. O deputado fluminense passou toda a quarta-feira (26) em reunião com os representantes dos entes da Federação para tentar um entendimento. Em troca da inclusão dos estados e municípios, eles pedem que o Congresso aprove uma série de projetos para tentar diminuir o déficit local, como a cessão onerosa e o fundo de participação dos estados.

A vontade de Maia, contudo, desagrada deputados do Centrão. Eles reivindicam que o Parlamento não pode ter o “ônus” da aprovação de uma reforma tida como impopular que beneficiará governadores. Para os congressistas, os representantes dos estados deveriam ser mais assíduos na negociação do texto, se realmente quisessem que ele fosse aprovado.

Compartilhe
abaixo de Saúde

Sobre o autor

posts relacionados

deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

abaixo de Saúde
%d blogueiros gostam disto: