Maio Vermelho: Lauro de Freitas intensifica prevenção ao câncer de boca

 Maio Vermelho: Lauro de Freitas intensifica prevenção ao câncer de boca

Em campanha do Maio Vermelho, equipe do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) de Lauro de Freitas dedicou a quarta-feira (22) para intensificar alertas sobre a necessidade de prevenir e diagnosticar precocemente o câncer bucal. Na sala de espera, pacientes receberam orientações de como realizar o autoexame e quais cuidados devem tomar para diminuir fatores de risco.

Ter uma boa higiene oral, evitar exposição ao sol sem proteção e optar por uma alimentação rica em vegetais e frutas, são alguns dos hábitos saudáveis
indicados pelo estomatologista Isaac Queiroz. “Afastar os fatores de risco como o fumo e álcool, principalmente, e consultar o dentista ao menos uma vez ao ano é fundamental” alertou. O profissional apresentou dados sobre incidência do câncer bucal e as alternativas para ajudar a melhorar a saúde da boca.

O câncer bucal é uma doença que afeta estruturas da boca, como gengiva, bochechas, céu da boca, língua e sua região. Nos lábios é mais comum na parte inferior. São possíveis sinais precoces: feridas que não cicatrizam por mais de 15 dias, manchas ou placas vermelhas ou esbranquiçadas, sangramentos sem causa, caroços no pescoço e rouquidão persistente.

Oautoexame de boca, método de inspeção visual e palpação, deve ser realizado em frente ao espelho com boa iluminação, favorece que a própria pessoa identifique alguma alteração fora da normalidade. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), em 2018 houve o registro de 14,7 mil novos casos.

Gabriela Borges, coordenadora geral de Saúde Bucal do município, destaca que o Maio Vermelho é o mês de enfatizar a prevenção do câncer de boca. “Realizamos ações durante todo o ano nas Unidades de Saúde, escolas e comunidades para alertar quanto a prevenção e diagnóstico precoce, já que o número de pessoas afetadas pela doença cresce a cada ano.”, frisou.

Só em 2018, o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) realizou 34.545 procedimentos, entre as especialidades de periodontia, endodontia, cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial, odontopediatria, ortodontia e prótese, e atendimentos para pessoas com deficiência (PcD).

Atendimento em números

Além do CEO, que disponibiliza serviços de oito especialidades, como a estomatologia que diagnostica e trata as lesões em boca, munícipes podem contar com atendimentos em 14 unidades de Saúde da Família com 20 equipes de saúde bucal, um Pronto Atendimento Odontológico 24h e três associações. Uma Unidade Odontológica Móvel do Programa Mais Sorriso Perto de Você leva mais prestações de serviços para os bairros da cidade.

Paciente da Unidade Móvel, Adriana Moreira, moradora de Vila Praiana, foi encaminhada para realizar exames de raios-X dentais no CEO. “Já fiz limpeza e agora vim fazer o raio-X para poder ver se vou precisar extrair o dente ou fazer canal”, explicou. Adriana destacou que irá compartilhar as informações sobre prevenção ao câncer bucal com a família e amigos. O projeto Mais Sorriso Perto de Você já realizou 6.897 procedimentos odontológicos desde a sua implantação em 2018, uma média 1.200 procedimentos por mês.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading