novembro 17, 2019

970×90

Mais de cem consultas e exames são realizados na abertura do Novembro Azul em Lauro de Freitas

Mais de cem consultas e exames são realizados na abertura do Novembro Azul em Lauro de Freitas

Enquanto aguardava na sala de espera do Hospital Municipal Dia Jorge Novis (HMJN), seu João Almeida, 57 anos, aprendeu um pouco mais sobre a prevenção ao câncer de próstata, diagnóstico e tratamento. A palestra, ministrada por médicos especialistas, abriu a campanha Novembro Azul em Lauro de Freitas e movimentou a unidade com a realização de massoterapia, corte de cabelo, barba, manicure, consultas e exames para os homens.

Assim como seu João, seu Hélio Souza também assistiu atento às orientações. Ele conta que todos os anos realiza os procedimentos para cuidar da saúde. “Homem não pode ter medo ou preconceito. Temos que viver e viver bem”, disse enquanto assistia o secretário de Saúde (Sesa), Vidigal Cafezeiro, que também é médico, alertar sobre os sintomas que podem ocorrer em decorrência da doença.

“Na maioria dos casos é uma doença silenciosa, não dá sinais. Por isso a necessidade dos exames periódicos”, enfatizou Vidigal informando que durante todo mês de novembro ações com foco na saúde masculina serão intensificadas nas Unidades de Saúde da Família em todo o município e nos equipamentos especializados como HMJN, Clínica do Homem na Itinga e Policlínica Carlos Bastos, na Vila Praiana.

Os atendimentos foram realizados através da demanda espontânea, homens com mais de 45 anos foram atendidos por médicos urologistas durante todo o dia. Na consulta, uma anamnese busca investigar a ocorrência de casos na família do paciente. “A patologia deve ser analisada de forma individual. É uma doença que não se manifesta. É recomendada atenção maior a pacientes afrodescendentes ou com histórico na família”, explicou o médico urologista, Roberto Rossi.

De acordo com dados da Central de Regulação Municipal, em 2019 no município foram realizadas até este mês 2.599 consultas com urologistas, 1.134 exames PSA e 350 ultrassonografias de próstata. O coordenador da Regulação, Alan Reis ressalta que no comparativo do ano de 2016 e 2018 o acréscimo de consultas foi de 1.352. “A partir do final deste mês teremos mais ofertas de consultas com urologistas e exames com a inauguração da Policlínica Regional de Simões Filho, da qual Lauro de Freitas participa e terá um dia específico da semana para levar seus pacientes”, contou.

A coordenadora da Sesa, Elisa Daltro, informou que no mutirão do Jorge cerca de cem pacientes foram atendidos. “Eles foram consultados e já saíram daqui com seus exames marcados. A Secretaria de Saúde tem cumprido seu papel disponibilizando nos equipamentos de saúde especialistas para atender a população”, falou.

Jornalista Giovanna Reyner

Foto Gabriel Tito

Ascom/PMLF

07/11/2019

Tel.: 3288-8371

www.laurodefreitas.ba.gov.br

Compartilhe
abaixo de Saúde

Sobre o autor

posts relacionados

deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

abaixo de Saúde
%d blogueiros gostam disto: