Mais de duas mil pessoas participam da II Cavalgada Turística de Lauro de Freitas

 Mais de duas mil pessoas participam da II Cavalgada Turística de Lauro de Freitas

A missa campal em homenagem a nossa Senhora Aparecida, padroeira dos vaqueiros, realizada na tarde deste domingo (24), em Quingoma, abriu a II Cavalgada Turística de Lauro de Freitas. O evento, que reúne criadores de equinos do município e de todo o estado fortalece uma tradição local atraindo mais de duas mil pessoas que ainda curtiram a apresentação de locutores, repentistas e shows.

A celebração religiosa foi presidida pelo padre Rogério, pároco da igreja de Santo Antônio em Portão. A cerimônia emocionou quem assistiu a imagem da santa ser erguida sobre o povo e receber os tradicionais versos do repente e da aboiada entoados por Itamar e Elcio, que também falavam da lida do vaqueiro no campo. “Voltei no tempo em que morava no sertão”, disse a dona de casa Lúcia Maria, devota de Nossa Senhora.

De acordo com o diretor de Turismo da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), Joilson Lopes, os investimentos do município estabeleceram Lauro de Freitas como rota turística das cavalgadas. “Hoje a cidade tem nove rotas turísticas, dentre elas turismo religioso, empresarial e as cavalgadas. A cidade possui cinco mil cavalos embainhados o que faz um giro econômico com veterinários, rações, tratadores etc. Por ano realizamos mais de 20 cavalgadas e eventos de hipismo. No próximo dia 10 de março teremos mais uma cavalgada aqui em Quingoma”, informou.

Após a missa, mais de 350 cavalos e seus cavaleiros saíram pelas ruas da Quingoma desfilando a beleza dos equinos na área rural de Lauro de Freitas. “Eu sou apaixonada por esses animais, pelo porte, força e mesmo tempo graciosidade”, declarou a tratadora Elisa Santos. Para seu amigo, Lúcio de Jesus o sentimento é semelhante. “Esse é um momento muito esperado para quem ama esses animais, além de poder confraternizar e conhecer mais amigos que também lidam com cavalos”, disse.

Coordenadora executiva da Secult, Sirlene Lisboa destaca a cavalgada como um importante vetor para as políticas culturais em Lauro de Freitas. “O evento trouxe grande movimentação de público para a Quingoma. Nesse encontro, além de realizar passeio turístico, os participantes puderam apreciar grandes shows de bandas locais”.

A coordenadora destaca ainda a Missa do Vaqueiro com o pároco da comunidade padre Rogério, que emocionou a todos, e a praça de alimentação montada pelo projeto paroquial Cáritas juntamente com vendedores informais da comunidade que se juntaram à festa.

Ja era noite quando as atrações subiram ao palco. Os shows das bandas Anjos do Arrocha, Lúcio Viana, Bonde do Vaqueiro e Sandro Couto levaram o público ao delírio. Entusiasmados, mais de duas mil pessoas repetiram em coro “Periferia virou Centro, Centro virou periferia…”.

Jornalista Giovanna Reyner

Fotos Danilo Magalhães

ASCOM/PMLF

25/02/2019

Tel.: 3288 8671

www.laurodefreitas.ba.gov.br

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading