Mais de três mil pessoas são imunizadas contra a gripe em Lauro de Freitas na primeira semana da campanha

 Mais de três mil pessoas são imunizadas contra a gripe em Lauro de Freitas na primeira semana da campanha

Em Lauro de Freitas, a vacinação contra a gripe Influenza,  já imunizou 3.628 pessoas integrantes do público alvo da fase 1 da campanha nacional. Esta primeira etapa é direcionada para gestantes, puérperas (mulheres que tiveram filho há 45 dias), crianças de seis meses a menores de seis anos e profissionais da saúde.

De acordo com boletim emitido pela superintendência de Atenção Básica da secretaria Municipal de Saúde (Sesa) nesta sexta-feira (16), até o momento, 2.815 crianças, 340 gestantes, 426 trabalhadores de saúde e 58 puérperas procuraram um dos pontos de vacinação para receber a dose que protege contra a doença. A campanha iniciou na última segunda-feira (12).

Nos fins de semana, a imunização contra a gripe não é realizada em Lauro de Freitas. Para serem vacinados, os integrantes dos públicos alvos devem se dirigir, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, a uma das 11 Unidades de Saúde da Família (USF), reservadas para administração das doses, munidos de documento de identificação com foto, certidão de nascimento e caderneta de vacinação no caso das crianças e cartão SUS.

A vacina da gripe é aplicada em Itinga, nas USF Santa Bárbara, Parque São Paulo, Cidade Nova, Jardim Independência, Tarumã e Pastor Israel Moreira. Em Portão, na USF Vila Nova e Noel Alves Cruz. Em Areia Branca, na USF Antônio Carlos Rodrigues. No Jambeiro a imunização é realizada na USF Padre João Abel, e no Capelão, na USF Manoel José Pereira.

Quem não procurou um ponto de vacinação para ser imunizado, pode receber a dose nesta próxima semana, a partir de segunda-feira (19). A prefeitura reservou outros pontos de vacinação para ampliar a cobertura, porém o horário de atendimento nesses locais será das 14h às 16h. São eles: Centro, no drive do Ginásio do Aracui; em Portão, na escola Kleber Pacheco; na Itinga, Escola Dois de Julho e na Escola Vovó Ciça. Outro ponto foi colocado na Escola Municipal Vida Nova.

Etapas

A segunda fase (11/05 a 08/06) será direcionada a idosos com 60 anos ou mais –  e professores das escolas públicas e privadas;

Terceira etapa (09/06 a 09/07) – pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, pessoas com deficiência permanente, forças de segurança e salvamento, Forças Armadas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

Imunização

A vacina disponibilizada pelo Ministério da Saúde é trivalente, ou seja, protege contra três tipos de Influenza: A (H1N1), A (H3N2) e B. A vacina é segura e reduz as complicações que podem levar aos casos graves da doença, internações ou, até mesmo, óbitos. Em Lauro de Freitas a meta é imunizar 90% do público alvo.

 

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading