Mais dois Postos de Saúde são reativados em Lauro de Freitas
Com apenas trinta e sete dias a frente da prefeitura de Lauro de Freitas, Moema Gramacho já recuperou e colocou em funcionamento sete dos 15 postos que haviam sido fechados pela gestão passada. Nesta segunda-feira (6), a prefeita reabriu as Unidades de Saúde da Família Antonio Carlos Rodrigues, em Areia Branca, e de Vida Nova.
De acordo com Moema, até a próxima semana mais oito postos serão reabertos. “O prefeito anterior fechou praticamente todas as Unidades de Saúde da Família. Nosso compromisso é reativar essas unidades o mais rápido possível, pretendemos alcançar esta meta até 15 de fevereiro. Não vamos deixar a população ser mais penalizada”, disse.
Além da contratação da equipe de profissionais da saúde, a unidade em Areia Branca teve o forro do teto recolocado, pintura na área externa e interna, manutenção de ar condicionado e da rede elétrica. “Essa reforma dará dignidade ao profissional para trabalhar em condições melhores do que encontramos”, afirmou o secretario da Saúde Erasmo Alves.
Duas equipes do Programa de Saúde da Família atendem no local. Ao total são quatro médicos, dezesseis agentes de saúde além de dentistas e corpo técnico de enfermagem. “A priori vamos trabalhar com o básico, mas posteriormente iremos implantar o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), com atendimentos psicológico, fisioterapêutico e nutricional a equipe completa que o Ministério da Saúde preconiza”, frisou .
Ao som de “Moema voltou”, entoado pela comunidade de Vida Nova, a prefeita informou que o município deflagrará guerra contra o mosquito Aedes Aegypti, transmissor das doenças zika, dengue e chikungunya. Os bairros receberão placas de registro com o número de casos das doenças. A comunidade que apresentar menor incidência dará a equipe de Agente de Endemias posição de destaque que lhe garantirá uma premiação. “Quem não abre a porta para o Agente de Endemias abre para o mosquito”, disse.
A prefeita também destacou outras conquistas para a área da saúde em Lauro de Freitas. Além da reestruturação e construção de novos postos, a vinda do Hospital Metropolitano – que será construído no bairro de Areia Branca com 200 leitos e estrutura semelhante a do Hospital do Subúrbio – possibilitará a transformação do Hospital Geral Menandro de Faria em maternidade. A ideia é deixar a estrutura preparada para os partos que necessitem de atendimento cirúrgico e atrás do pavimento principal reconstruir a Casa de Parto Humanizado, deixada pronta por Moema em 2012 e que foi desativada pela gestão passada.
Outro ponto importante das ações para a saúde é o Consórcio Intermunicipal das Policlínicas. O projeto beneficiará mais de um milhão de pessoas da região metropolitana. A unidade será construída em Simões Filho, mas conforme explicou Moema, cada cidade terá seu dia exclusivo de atendimento. Um ônibus também estará à disposição do município para levar e trazer os pacientes. A participação de Lauro de Freitas ainda será aprovada na Câmara de Vereadores. A presidente da Casa, vereadora Naide Brito, assegurou que até final deste mês convocará sessão extraordinária para votação do projeto.