Manifestações culturais juninas de Lauro de Freitas atraem multidão pelas ruas do Centro

 Manifestações culturais juninas de Lauro de Freitas atraem multidão pelas ruas do Centro

Se é tempo de festa junina, as manifestações culturais de Lauro de Freitas fazem questão de manter vivo o clima de São João por onde passam. Pelas ruas do Centro da cidade, neste sábado (24), os grupos tradicionais Arrasta Jegue, Cangaceiros de Ipitanga e Chapéu e Gravata espalharam alegria e atraíram uma verdadeira multidão. A tradição de blocos juninos ainda segue com programação neste domingo (25).

Defensora das manifestações populares, a prefeita Moema Gramacho acompanhou os desfiles dos grupos no meio do povo. “Além da programação de atrações artísticas no Arraiá de Ipitanga, temos aqui as manifestações culturais, como é o caso dos Cangaceiros de Ipitanga, Arrasta Jegue e Chapéu e Gravata, que saem andando pela cidade, alegrando as famílias e mantendo a tradição que para nós é um patrimônio histórico-cultural”, destacou.

Ao sair da concentração na Rua São Jorge com percurso até a Praça da Matriz, o grupo inspirado pela história de Lampião e Maria Bonita, os Cangaceiros de Ipitanga fortaleceram a cultura nordestina e levantaram a bandeira que luta contra o assédio sexual sofrido por mulheres. A frase “Oxente, cabra, respeita as marias. Não é não!” estampada nas camisas do bloco reforçaram a todo o momento o lema deste ano. Defensora dos direitos das mulheres e fundadora da Ronda Maria da Penha, a tenente-coronel major Denice Santiago participou do desfile. “Me sinto feliz e honrada de estar com esse grupo cultural tão expressivo que sintetiza vários movimentos culturais da nossa região”, disse.

Em outra parte do Centro da cidade, na concentração da Rua Miguel dos Santos Silva, o bloco Arrasta Jegue movimentou o seu percurso até a Praça da Matriz com muito forró pé de serra e apresentações de quadrilhas juninas. Como destaca Ana Magalhães, produtora cultural e filha de Zé Augusto (fundador do bloco), o Arrasta Jegue fomenta a cultura tradicional junina há 20 anos. “Estamos na vigésima edição e muito felizes de estar participando mais uma vez do Arraiá de Ipitanga, essa festa tradicional”, contou.

Um dos momentos marcantes dos desfiles dos blocos juninos foi o encontro das manifestações Cangaceiros de Ipitanga com o Arrasta Jegue, na Rua Romualdo de Brito. Para Vânia Silva, moradora de Vida Nova, que estava participando pela primeira vez dos desfiles, o encontro dos blocos foi encantador. “A junção dos dois demonstra a força da nossa cultura, somos nordestinos e é muito bonito ver o povo alegre nas ruas”, frisou.

Neste domingo (25), quem desfila pelas ruas do Centro é o Arrastão dos Sampaio’s e a Sanfona do Povo. Os desfiles dos blocos juninos contaram com o apoio cultural e logístico da Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas, através da organização da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult). O evento contou com a segurança da Guarda Municipal e presença de profissionais da saúde a postos em ambulância.

Arraiá de Ipitanga 2023

Neste sábado (24), terceiro dia de Arraiá, a programação conta com o forró eletrônico de Jonas Esticado e o arrocha da banda Unha Pintada. Também se apresentam Jô Santê, 20 Xotear, Forrozão e Thales Lessa. Já no domingo (25), último dia de festa, os shows continuam com as bandas Virado no 70 e Amor.com, além dos artistas Duda Freitas, Rubynho, Alanzim Coreano e Juan e Rafael.

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading