Marcelino Galo comenta sobre o PED do PT, a ida deputados do PP para a base após federação e seu retorno à liderança na ALBA

O deputado estadual Marcelino Galo (PT) avaliou como positiva a movimentação interna do Partido dos Trabalhadores durante o Processo de Eleições Diretas (PED), destacando a importância do momento para o fortalecimento da legenda. Segundo ele, o PED representa uma oportunidade estratégica para o partido refletir sobre sua trajetória e definir os rumos para o futuro, relatou ao LF News, neste sábado, (26).
“É uma disputa salutar. Um bom problema para o PT, porque é o momento de parar, fazer um balanço e tomar decisões estratégicas. O partido avalia, com base em toda a sua história, quem tem melhores condições de dirigir a legenda diante da conjuntura atual”, afirmou Galo.
O parlamentar também comentou sobre a chegada de deputados oriundos do PP à base do governador Jerônimo Rodrigues, após a formação da federação partidária, destacando a necessidade de cuidado nas novas filiações.
“A federação foi uma decisão nacional e, aqui, foi regionalizada. Alguns parlamentares se filiaram de forma natural naquele momento, mas precisamos fazer uma avaliação. A federação se torna praticamente um partido único, e, por isso, é fundamental que as filiações sejam discutidas, para que os novos filiados conheçam o conceito, o ideário e o programa do partido”, explicou.
Marcelino Galo também falou sobre seu retorno à liderança do PT na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), função que já havia exercido entre 2019 e 2021. Ele classificou o novo mandato como uma honra e ressaltou a qualidade da bancada petista.
“Para mim, é uma grande honra voltar a liderar. A bancada do PT é a mais qualificada da Assembleia Legislativa. Liderar companheiros com tanta tradição de luta e capacidade política é um grande privilégio. O PT, que foi constituído há 45 anos, segue forte e ocupa hoje espaços decisivos para o funcionamento da Casa”, celebrou.
O deputado reiterou seu compromisso com a construção de consensos e o fortalecimento da atuação parlamentar em defesa dos interesses do povo baiano.