Março de Todas as Mulheres leva mais de 16 mil atendimentos às policlínicas de Salvador e reforça cuidado com a saúde feminina

No dia do aniversário de Salvador, a saúde das mulheres foi celebrada com atendimento, acolhimento e cuidado. A secretária da saúde do Estado da Bahia, Roberta Santana, esteve neste sábado (29) na Policlínica Regional de Escada, acompanhando de perto o penúltimo dia do Março de Todas as Mulheres, iniciativa que vem promovendo, ao longo do mês, uma grande força-tarefa em favor da saúde feminina. Ela foi acompanhada pela professora e primeira-dama do Estado, Tatiana Velloso, e pela secretária de políticas para as mulheres, Neuza Cadore.
A ação concentrou atividades nas Policlínicas dos bairros de Narandiba e Escada, em três finais de semana seguidos: 15 e 16, 22 e 23, e 29 e 30 de março. Até o momento, mais de 16 mil atendimentos já foram realizados nas duas unidades.
“O Março de Todas as Mulheres não é apenas sobre números, é sobre garantir acesso, promover acolhimento e salvar vidas. Ao longo dessas semanas, vimos mulheres de todas as idades acessarem serviços com agilidade e respeito. Esse é o modelo que queremos consolidar na Bahia”, afirmou Roberta Santana.
As ações aconteceram sempre aos sábados e domingos, com agendamento 100% online pela plataforma BA.GOV.BR A usuária pôde escolher até três serviços por dia, distribuídos por turno, garantindo maior comodidade e agilidade. Entre os serviços ofertados estavam consultas com mastologista, ginecologista, cirurgia geral, nutrição e oftalmologia, além de exames como mamografia, ultrassonografia, eletrocardiograma, preventivo ginecológico, laboratoriais e atendimento odontológico.
A estratégia de levar os atendimentos para os finais de semana visou alcançar trabalhadoras que normalmente têm dificuldade de acesso durante os dias úteis. Além da capital, o Março de Todas as Mulheres alcançou 24 municípios do interior com ações específicas e intensificadas, articuladas em parceria com as prefeituras.
A primeira-dama Tatiana Velloso destacou o papel do Estado na proteção e promoção dos direitos das mulheres. “Esse é um gesto concreto de cuidado e valorização das baianas. Ver mulheres sendo acolhidas, escutadas e atendidas com dignidade em um equipamento público é muito simbólico, sobretudo neste mês”.
Já a secretária Neuza Cadore lembrou que o enfrentamento à violência e a promoção da autonomia econômica das mulheres passam, também, pela garantia de acesso à saúde. “Esse é um dos caminhos mais importantes para que as mulheres se sintam protegidas e cuidadas. Saúde também é empoderamento e liberdade”.
A diretora-geral da Fundação Estatal Saúde da Família (FESF-SUS), responsável pela gestão das Policlínicas de Escada e Narandiba, destacou que a iniciativa fortalece o compromisso do Governo da Bahia com a atenção integral à saúde da mulher.
“Neste ano, a Feira Março de Todas as Mulheres contou com a infraestrutura de excelência das Policlínicas de Saúde de Narandiba e Escada, assegurando mais conforto e resolutividade no atendimento às pacientes”, enfatizou.
Com uma ampla rede de articulação, o Março de Todas as Mulheres já contabiliza mais de 51 mil atendimentos em todo o estado, incluindo iniciativas como os exames itinerantes de mamografia e o mutirão de cirurgias de redução mamária não-estética.
A programação será encerrada neste domingo (30), com novos atendimentos nas duas policlínicas e feiras de Saúde em Cajazeiras e na Caixa D’Água. O Governo da Bahia reafirma, assim, seu compromisso com uma política de saúde inclusiva, que coloca as mulheres no centro do cuidado e da atenção.