Margareth Menezes é atração da 15ª Caminhada A Cor da Cidade em Lauro de Freitas, nesta quarta-feira (20)

 Margareth Menezes é atração da 15ª Caminhada A Cor da Cidade em Lauro de Freitas, nesta quarta-feira (20)

Feriado municipal em Lauro de Freitas, o Dia da Consciência Negra, nesta quarta-feira (20), será comemorado com a 15ª Caminhada A Cor da Cidade e Show da Consciência Negra. A cantora Margareth Menezes e bandas locais puxarão o cortejo que sai às 15h, da Praça Oscar Moreira, Itinga, até o Largo do Caranguejo.

De acordo com Cláudia Santos, coordenadora de Políticas de Promoção da Igualdade Racial e Ações Afirmativas (SUPIR), a caminhada é o ponto alto da programação do Novembro Negro na cidade. “Sairemos unidos aos movimentos culturais da cidade, às baianas, capoeiristas, escolas e povos de terreiro, com palavras de ordens contra o genocídio da população negra e ao combate a intolerância religiosa”, destacou.

Margareth Menezes também é conhecida por sua luta contra o racismo e a desigualdade no Brasil. De acordo com ela, a música é a sua expressão e forma de contar a história do povo negro. Para a cantora, a música também é uma ferramenta importante na formação social.

O mês da Consciência Negra celebra a existência da cultura africana na formação do povo brasileiro. A data, 20 de Novembro, foi escolhida por coincidir com o dia atribuído à morte de Zumbi dos Palmares, em 1695, um dos maiores líderes negra do Brasil, que lutou pela libertação do povo contra o sistema escravista. A programação completa das celebrações pode ser conferida no site da Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas.

PROGRAMAÇÃO

As comemorações do Novembro Negro em Lauro continuam no sábado (23) com o encerramento do projeto literário da Secretaria de Educação Minha Cidade tem História e Memória, às 15h, na Concha Acústica. No dia 25, pela manhã, Sessão Especial discute Violência Contra a Mulher Negra, no Terminal Turístico Mãe Mirinha de Portão, onde também acontece, no dia 27, o Seminário Vidas Negras: resistência e luta contra o genocídio e a intolerância religiosa.

No dia 28, a programação segue com uma agitação cultural no Cine teatro, centro. Poesia, mostra de vídeo afro-visual, circuito afro-cênico e lançamento de publicação do historiador Gildásio Freitas poderão ser vistos das 16h às 22h. Uma feira de saúde do povo de santo, na escola Capitulino dos Santos, em Areia Branca, das 8h às 13h, encerra do Novembro Negro em Lauro de Freitas.

Jornalista Laerte Santana

ASCOM/PMLF

19/11/ 2019

Tel.: 3288 – 8371

www.laurodefreitas.ba.gov.br

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading