Maria Del Carmen fala sobre a aprovação de PL da sua autoria que beneficiará pessoas com Fibromialgia

Na sessão de terça-feira, (25) a Assembleia Legislativa da Bahia deu um passo significativo para a saúde das pessoas com Fibromialgia, ao aprovar em primeiro turno o Projeto de Lei 23.996/2020, de autoria da Deputada Estadual Maria Del Carmen. Este projeto visa criar o Programa Estadual de Cuidados para mulheres com Fibromialgia, uma iniciativa que atende a uma demanda urgente das mulheres afetadas por essa condição na Bahia.
“Ontem nós votamos em primeiro turno, um projeto importante para a saúde das mulheres, já que essa doença, a fibromialgia, ataca basicamente as mulheres. 95% são mulheres que apresentam a doença.” Ela continuou ressaltando que “é um projeto que foi uma demanda das mulheres que se mobilizaram, iniciado muito fortemente pelas companheiras de Lauro de Freitas, mas que atinge a Bahia como um todo e fora o Brasil inteiro, em realidade no mundo”, destacou para o LF NEWS.
A fibromialgia é uma condição caracterizada por dor crônica e outros sintomas debilitantes, e a deputada enfatizou que “é uma doença difícil de cura, é uma doença difícil de diagnóstico, o sofrimento é muito grande.” Ela também chamou atenção para o fato de que “as mulheres sofrem de vários níveis e são atacadas por diversas outras doenças agregadas.”
Com essa nova política pública, espera-se proporcionar um suporte adequado às pessoas acometidas pela fibromialgia. A deputada expressou sua confiança no governador da Bahia: “portanto, eu acho que é uma política extremamente importante e tenho certeza que o nosso governador, com a sensibilidade que tem tido para criar tantos apoios e tantas intervenções na área da saúde, vai também acolher esse projeto.”