Mata de São João recebe Distrito Integrado de Segurança
Décimo primeiro inaugurado no estado, o Distrito Integrado de Segurança Pública de Mata de São João foi entregue, na manhã desta terça-feira (20), pelo governador Rui Costa e pelo secretário da Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa. A unidade, integrado por módulos das polícias Civil e Militar, é resultado de um investimento de quase R$ 3,3 milhões.
Além de Mata de São João, os municípios de Uruçuca, Bonito, Iguaí, Capim Grosso, Buritirama, Bom Jesus da Lapa, Itapé, Maraú, Serrinha e Salinas da Margarida também receberam unidades semelhantes nos últimos dois anos, melhorando a infraestrutura oferecida aos policiais e oferecendo mais conforto à população que necessita dos serviços.
“Esse é um ponto importante para o turismo da Bahia. Além da instalação do Disep, vamos, em parceria com a prefeitura, trazer o monitoramento das câmeras de Mata de São João para cá”, declarou o governador Rui Costa, que aproveitou para agradecer a doação do terreno, cedido pelo município, para a instalação do Disep.
O secretário Maurício Barbosa destacou o trabalho integrado das polícias Militar e Civil, que têm conseguido aumentar a produtividade. ” Apesar das dificuldades, 2016 foi um ano de muitas conquistas, como a contratação de mais de 1.700 policiais, a renovação da frota de viaturas e a inauguração de diversas unidades no interior”, afirmou. A integração das ações das polícias também recebeu elogios do prefeito de Mata de São João, Marcelo Oliveira.
A delegacia de Praia do Forte, que passa a funcionar no Disep, também recebeu uma nova viatura. Além disso, em apoio ao trabalho do titular da unidade, delegado Aldair Ferreira Santos, dois novos delegados serão lotados em unidades da região, a fim de fortalecer as investigações.
Fora o investimento em infraestrutura, o município também teve o policiamento reforçado este ano com a presença de 16 novos policiais militares. A 53ª Companhia Independente da Polícia Militar, que passa a funcionar no Disep, recebeu cinco novas viaturas, duas Spins e três Hillux, conforme revelou o comandante, major Hilton Teixeira dos Reis.
“Com a nova unidade, o tempo de resposta policial diminuirá bastante, uma vez que a maior demanda da 53ª CIPM parte da área litorânea”, explicou, observando que a região recebe aproximadamente 22 mil pessoas/dia, fruto do turismo.