Matheus Ferreira destaca os 115 anos de Itabuna

O deputado Matheus Ferreira (MDB) apresentou, na Assembleia Legislativa, moção de congratulações à cidade de Itabuna, pelo aniversário dos 115 anos de emancipação política e administrativa, que será celebrado no dia 28 de julho. O legislador pediu que a Casa dê conhecimento da homenagem, em que celebra sua história de superação e crescimento, ao prefeito Augusto Castro e à Câmara de Vereadores local.
Citando trecho do hino do município, o parlamentar “celebra a rica trajetória da cidade que é marcada pela bravura de homens que iniciaram o povoamento do município, com muito trabalho, fé e esperança”, lembrando da “transformação do antigo Arraial de Tabocas para a potência econômica que hoje representa Itabuna, a Princesinha do Sul do Estado, terra que deu ao mundo Jorge Amado, o maior escritor brasileiro de todos os tempos, nascido no distrito de Ferradas”.
O documento traz informações sobre o município, como a sua origem, em meados do século XIX, quando a região passou a ser rota de tropeiros que seguiam em direção a Vitoria da Conquista, formando, em 1857, o chamado Arraial de Tabocas. Cita nome de figuras importantes para o movimento de emancipação, entre eles de migrantes sergipanos, e a característica das terras férteis “ideais para o cultivo do cacau”. Registra, entre outras informações, que Itabuna se origina do tupi-guarani, que significa “pedra preta partida” e que um dos seus marcos é a Avenida do Cinquentenário.
O emedebista define Itabuna como “cidade de tradições, de cultura forte e de povo acolhedor”, e o itabunense como “povo cuja força, trabalho e identidade ajudam a construir diariamente essa cidade vibrante e essencial para o fortalecimento do interior baiano”. Por fim, Matheus Ferreira desejou que “o futuro continue sendo de conquistas, prosperidade e avanços significativos. Viva Itabuna! Viva ao seu povo forte, resiliente e cheio de esperança, que transforma desafios em conquistas e mantém viva a história desta amada terra”.