MEDIAÇÃO ESCOLAR: FERRAMENTA PARA RESOLUÇÃO ADEQUADA DE CONFLITOS E DISSEMINAÇÃO DA CULTURA DE PAZ NAS ESCOLAS

 MEDIAÇÃO ESCOLAR: FERRAMENTA PARA RESOLUÇÃO ADEQUADA DE CONFLITOS E DISSEMINAÇÃO DA CULTURA DE PAZ NAS ESCOLAS

Por Luana Pereira Pacheco ¹

A mediação é um método conduzido pela figura de um terceiro imparcial, o mediador, que atuará como facilitador do diálogo entre pessoas que estão conflito.

É indicada para resolução de problemas que podem ocorrer em uma escola, como, por exemplo, o “bullying”, por envolver relações continuadas, que demandam a restauração dos vínculos existentes, de forma efetiva e célere e com menor desgaste emocional entre as partes.

A mediação possibilita a identificação dos reais interesses de cada um, por tratar a questão desde a sua origem, trazendo clareza quanto as soluções possíveis para o caso.

Além disso, é vantajosa pela segurança e confidencialidade existentes no método, podendo ser utilizada, inclusive, de forma preventiva, diante de um potencial conflito.

Também é uma solução adequada para resolver eventual controvérsia, por disseminar na comunidade escolar a lição sobre a importância da resolução de conflitos pela cultura da paz, afastando o aspecto da violência do ambiente das Escolas.

Portanto, a escolha desse método de tratamento adequado de conflitos proporciona inúmeros benefícios para uma Escola, pois torna o ambiente mais harmônico, o que traz incalculáveis ganhos no processo de aprendizagem dos alunos e, principalmente, para formação de cidadãos, implicando, por consequência, numa sociedade mais empática e pacífica.

¹ Luana Pereira Pacheco é Advogada e Mediadora Extrajudicial. Especialista em Direito e Processo do Trabalho e em Direito Imobiliário. Pós-graduanda em Direito do Consumidor. Cofundadora do Pacheco & Pacheco Sociedade de Advogados. Presidente da Comissão de Defesa do Consumidor e Membro da Comissão de Mediação, Arbitragem e Práticas Colaborativas da OAB/BA Subseção Lauro de Freitas. Perfis profissionais no instagram: @luanappachecoadv / @pachecoepachecoadvogados

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading