Mesmo com chuva, população busca atendimento da 5ª edição do Fila Zero em Areia Branca

Desde as primeiras horas da manhã desta segunda-feira (20/10), moradores dos bairros de Areia Branca, Jambeiro, Capelão e Capiarara aguardavam o início da 5ª edição do Programa Lauro Fila Zero. Nem mesmo a chuva foi capaz de desanimar a população, que compareceu em busca de atendimento médico e da realização de exames que, para muitos, estavam pendentes há anos. A ação visa facilitar o acesso à saúde, reduzir o tempo de espera e levar os serviços diretamente às comunidades.
Consolidado como uma importante iniciativa da Prefeitura de Lauro de Freitas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SESA), o programa já alcançou mais de 24.600 pessoas, com a realização de 123 mil procedimentos em edições anteriores. O Fila Zero tem como foco principal diminuir a demanda reprimida por consultas e exames, especialmente nos bairros mais afastados do centro.
O primeiro dia desta edição em Areia Branca contou com a presença da prefeita Débora Regis, que acompanhou de perto a execução do programa. Ao lado da secretária interina de Saúde, Elba Brito, vereadores, secretários e representantes da imprensa local, a gestora ouviu moradores e destacou o compromisso com uma saúde pública eficiente e descentralizada. “Aqui em Areia Branca, tenho certeza de que o Lauro Fila Zero será um sucesso, pois é uma comunidade que ficou muito tempo desassistida. Com este programa e com as ordens de serviço para construção de duas Unidades de Saúde da Família (USFs) na região, o cuidado enfim chega perto de quem precisa. É desta forma que estamos reconstruindo nossa cidade”, afirmou a prefeita.
No local, a população teve acesso gratuito a uma ampla gama de serviços de saúde, como exames laboratoriais, oftalmológicos, ultrassonografias, mamografias, exames de Doppler, ecocardiograma (ECO), eletrocardiograma, MAPA, Holter e atendimentos médicos especializados. A estrutura do atendimento conta com duas carretas totalmente equipadas para realização de exames e consultas, além de oito consultórios montados em área complementar.
Um dos diferenciais do Fila Zero é a agilidade. Para exames de alta complexidade que não podem ser realizados no local, o agendamento é feito na hora, evitando deslocamentos e longas esperas, como explica Elba Brito: “Toda a regulação é feita aqui. Estamos com equipes da central para realizar os cadastros nos sistemas oficiais. Assim, após o atendimento médico, os pacientes já saem com seus exames agendados, sem precisar ir até o centro”, explicou a secretária interina.
A iniciativa foi recebida com entusiasmo pela comunidade. Everaldo Ferreira dos Santos, de 56 anos, morador do Jambeiro, aproveitou a oportunidade para colocar os exames em dia após anos sem acompanhamento médico. “A gente tinha que ir até o centro, marcar e esperar pela regulação. Alguns exames só consegui fazer em Simões Filho. Era difícil. Agora chegou essa facilidade e vou fazer meu eletro e ultrassom. Tem uns quatro anos desde a última vez que consegui fazer”, relatou.
Flávia Batista da Silva, de 41 anos, moradora de Areia Branca, também aprovou a ação. Ela foi ao Fila Zero em busca de atendimento para si e para a filha. “Estou com os exames de rotina atrasados e trouxe minha filha também. Antes morava em Itinga e ainda estou cadastrada lá. A equipe foi muito atenciosa e me orientou sobre como atualizar meus dados e ser atendida aqui”, contou.
O Programa Lauro Fila Zero segue percorrendo os bairros de Lauro de Freitas, reafirmando o compromisso da gestão municipal em tornar a saúde pública mais acessível, eficiente e próxima de quem mais precisa.