Mesmo que Trump perca eleição, trumpismo sobreviverá, diz historiadora

 Mesmo que Trump perca eleição, trumpismo sobreviverá, diz historiadora

Com o primeiro mandato de Donald Trump prestes a terminar, estudiosos e jornalistas se dedicam a fazer um balanço dos últimos quatro anos de um governo turbulento. As expressões mais usadas para descrever o líder americano são “sem precedentes”, “nunca antes”, “inaudito” e “surpreendente”.

Mas será que o republicano e seu governo realmente não têm paralelo na história dos EUA? Para Jill Lepore, professora de história americana na Universidade Harvard, não há exagero. Outros populistas povoaram a política do país, mas ninguém desafiou de forma tão aberta as normas democráticas, diz.

E mesmo que Trump perca a eleição, o trumpismo não vai morrer. “A história americana não começou em 2016, e esse momento bizarro da história não vai acabar se ele perder daqui a duas semanas. Os apoiadores de Trump vão continuar sendo uma parte decisiva da política americana”, diz a historiadora.

Lepore acaba de lançar no Brasil “Estas Verdades”, livro que, em 1.072 páginas, aborda cinco séculos de história americana do ponto de vista dos avanços e retrocessos no país em relação às verdades postuladas por Thomas Jefferson –igualdade política, direitos naturais e soberania do povo.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading