Ministério da Saúde diz a estados que Brasil tem transmissão comunitária de coronavírus
O Ministério da Saúde avisou aos estados, que o Brasil está em transmissão comunitária do coronavírus, quando há casos de pessoas que não viajaram e não têm vínculo com um caso confirmado. O recado foi dado pelo secretário nacional de Vigilância, Wanderson de Oliveira, no grupo de Whatsapp dos secretários. Ele disse que faria o anúncio nesta quinta (19), mas teve início uma discussão por mensagens e o secretário ficou de avaliar. Oliveira ouviu pedido para isolamento total de Rio e São Paulo.
Secretário da Bahia pede ‘confinamento’ de paulistas para enfrentar coronavírus
Fábio Vilas-Boas pede isolamento do Rio de Janeiro também
Afasta de mim O secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, foi o primeiro a se manifestar contra a decisão anunciada pelo secretário nacional: “São Paulo e Rio estão espalhando [coronavírus] para o país todo. Tem que isolar os dois estados”. “Tem que manter os paulistas confinados”, continuou.
Teu filho Outro secretário nacional respondeu que não fazia sentido a ideia e que não era uma afirmação técnica. Vilas-Boas rebateu: “Deixar a doença espalhar é que não é técnico, científico, nem humano. Talvez seja uma estratégia deliberada”.
Deixa disso Alberto Beltrame, secretário estadual do Pará e presidente do conselho de secretários de Saúde, interferiu na discussão para colocar panos quentes. “Por favor, vamos dar um tempo e aí voltamos a conversar”, escreveu, dizendo que o estresse está tomando conta de todos.
Calmante Apesar do debate interno, os estados têm feito manifestações em favor do ministro Luiz Henrique Mandetta (Saúde) e têm repetido que estão fechados com ele.