Ministério da Saúde espera vacinar 15 milhões de brasileiros contra o coronavírus em dezembro

 Ministério da Saúde espera vacinar 15 milhões de brasileiros contra o coronavírus em dezembro

O Ministério da Saúde estima que 15,2 milhões de brasileiros sejam vacinados contra o coronavírus até dezembro deste ano, se a vacina produzida em Oxford for aprovada. O primeiro lote do medicamento deve chegar ao Brasil no último mês de 2020 e será aplicado na população assim que sua eficácia for comprovada.

O secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Arnaldo Correia de Medeiros, disse à CNN que o governo fechou um acordo para o envio de 100 milhões de doses da vacina, divididas em três lotes.

“O número se baseia na campanha de vacinação contra a influenza no Brasil. O primeiro lote deve chegar na primeira quinzena de dezembro, com 15,2 milhões de doses, e o segundo terá o mesmo número de aplicações e chega entre dezembro em janeiro. O terceiro lote, de 70 milhões de doses chega entre março e abril. Se todos os estudos derem certo, nós iremos iniciar a campanha de vacinação em dezembro”, explicou Medeiros.

Ele espera que os mais de 15 milhões de brasileiros passem a virada do ano já vacinados contra o coronavírus. O secretário informou que os primeiros grupos a receberem a vacina serão os idosos, pessoas com comorbidades e profissionais da saúde que estão na linha de frente.

O Ministério da Saúde estaria planejando uma estratégia para aplicação das vacinas sem que haja “pânico nem tumulto” e seja um processo seguro. “A Secretaria de Vigilância em Saúde cuida do sistema nacional de imunização. Nossa capacidade de aplicar vacinas é de longa data, somos eficientes para aplicar no país inteiro de forma rápida”, afirmou.

A negociação feita com a Universidade de Oxford e a AstraZeneca, laboratório responsável pelo desenvolvimento da vacina, garante ao Brasil a transferência da tecnologia do medicamento. Ele poderá ser produzido no laboratório da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

“Nessa encomenda com a Oxford e a AstraZeneca, o governo brasileiro assumiu compromisso de transferência de tecnologia para termos autonomia de produção da vacina, que será produzida no laboratório de Bio-Manguinhos”, acrescentou.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading