Ministério da Saúde lança cartilhas para homens acompanharem pré-natal

 Ministério da Saúde  lança cartilhas para homens acompanharem pré-natal

Às vésperas do Dia dos Pais, o Ministério da Saúde resolveu investir na prevenção da população masculina e, para isso, lançou ontem o Guia do Pré-Natal do Parceiro e o Guia da Saúde do Homem. As cartilhas serão distribuídas para os agentes comunitários de saúde do país que farão uma capacitação até novembro.

O objetivo é fazer com que os homens participem do pré-natal das parceiras e aproveitem para adotar hábitos saudáveis e realizar exames preventivos. A Bahia foi um dos estados que receberam um piloto dessa capacitação. “A ideia é mostrar a forma triangular da família e sair daquele binômio mãe e filho. Algumas unidades de saúde já atendem em horário ampliado para atrair os homens”, explicou o coordenador-geral de Saúde do Homem do Ministério da Saúde, Francisco Norberto.

Serão distribuídos aos profissionais de saúde 242.500 exemplares do Guia do Pré-Natal do Parceiro, para a inserção dos homens no pré-natal de suas parceiras. O guia orienta o homem a exercer a paternidade desde o planejamento reprodutivo do casal, passando pela fase do pré-natal, parto e atenção às crianças.

No lançamento das cartilhas, o ministro Ricardo Barros criou polêmica ao afirmar que os homens procuram menos o atendimento de saúde porque “trabalham mais do que as mulheres e são os provedores” das casas brasileiras.

Uma pesquisa feita pelo ministério com mais de seis mil homens, cujas parceiras fizeram parto no SUS, mostra que quase 1/3 deles não tem o hábito de ir aos serviços de saúde e 55% disseram que nunca precisaram ir.

Ainda segundo a pesquisa, o infarto agudo do miocárdio é a causa mais frequente de mortes dos homens no Brasil, reflexo dos maus hábitos: 57% dos homens têm sobrepeso e 18% estão obesos. Como se não bastasse, 25% deles consomem bebidas alcoólicas, 13% deles fumam e apenas 31% consomem regularmente frutas e verduras. As causas que mais matam os homens são as externas (acidentes e violência), seguido de doenças do aparelho circulatório.

Na Bahia, especialistas chamam a atenção para as especificidades locais. Quando o assunto é prevenção de câncer, o médico Lucas Batista, professor de Urologia da Universidade Federal da Bahia (Ufba), lembra que a alimentação muito rica em gorduras e proteínas animais funciona como um agravador do quadro de quem tem predisposição à doença. “Os negros também possuem mais incidência de câncer de próstata, então, numa população como a nossa, é preciso um cuidado redobrado”.

Por Carmen Vasconcelos

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading