Ministro Barroso recebe Comenda 2 de Julho e Título de Cidadão Baiano em sessão especial na ALBA

 Ministro Barroso recebe Comenda 2 de Julho e Título de Cidadão Baiano em sessão especial na ALBA

Em uma cerimônia marcada por emoção, reconhecimento e fortes vínculos com a cultura baiana, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, foi homenageado nesta sexta-feira (23) na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) com a Comenda 2 de Julho e o Título de Cidadão Baiano. A sessão especial reuniu autoridades, parlamentares, juristas e representantes da sociedade civil.

A honraria, proposta por deputados estaduais, destaca a atuação jurídica e o compromisso democrático do ministro, além de reconhecer seu carinho de longa data pela Bahia. Em seu discurso, Barroso afirmou que tornar-se baiano é uma escolha afetiva e cultural: “Baiano é uma circunstância que a gente não controla, mas tornar-se baiano é uma escolha. Estou muito feliz de estar aqui”, declarou.

O ministro relembrou suas conexões com o estado desde a juventude, mencionando viagens ao interior e sua admiração pela arte e música baianas. “Sou amigo e adoro Caetano, adoro Bethânia, que cantou lindamente na minha posse, Gilberto Gil, gosto da Daniela Mercury, adoro o Bell Marques. Fui curador de um show da diversidade cultural e fiz questão de sugeri-lo”, comentou. Bem-humorado, Barroso também falou sobre o Carnaval: “Só não venho mais porque não dá, mas na minha primeira juventude eu passava os carnavais aqui”, disse, mencionando o Clube Baiano de Tênis como um de seus antigos destinos.

A concessão da Comenda 2 de Julho — maior honraria da ALBA — e do Título de Cidadão Baiano reforça o elo entre o Judiciário e os valores democráticos do povo baiano, reconhecendo figuras públicas que contribuem para o fortalecimento da cidadania e da justiça no Brasil.

Todo o conteúdo deste portal é protegido por leis de direitos autorais. Para republicação ou uso, entre em contato com nossa equipe de suporte.