Ministro Jader Filho diz que pretende disputar mandato de deputado federal pelo Pará, mas prioriza entrega de metas do Minha Casa, Minha Vida

O ministro das Cidades, Jader Filho (MDB), afirmou nesta sexta-feira (24) que pretende disputar uma vaga de deputado federal pelo Pará nas eleições de 2026, mas ressaltou que a decisão será tomada apenas após o cumprimento das metas estabelecidas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para o programa Minha Casa, Minha Vida e outras ações estruturantes do governo federal.
“Eu tenho a intenção de ser candidato a deputado federal, mas isso é uma decisão que será tomada mais à frente, a partir do ano que vem. Neste momento, o que queremos é entregar. Nosso foco é o trabalho, é cumprir as metas que o presidente Lula nos deu”, afirmou o ministro.
Jader destacou que o governo federal já alcançou resultados expressivos na área da habitação e que a meta inicial de dois milhões de casas previstas para os quatro anos de mandato será atingida ainda em dezembro deste ano, antecipando o cronograma.
“O presidente Lula estabeleceu como meta dois milhões de casas em quatro anos. Nós já temos mais de 1,1 milhão de unidades em obras em todo o Brasil, gerando emprego e renda. Vamos antecipar a meta e bater os dois milhões já em dezembro. Depois disso, estamos trabalhando para chegar a três milhões de casas até o final de 2026, aumentando em 50% o que foi planejado no início do governo”, explicou.
O ministro enfatizou que, antes de qualquer movimentação política, sua prioridade é entregar resultados concretos à população brasileira, especialmente nas áreas de habitação, saneamento e infraestrutura urbana.
“Depois que as metas forem batidas e o Ministério das Cidades tiver cumprido o seu papel de levar infraestrutura para as cidades brasileiras, aí sim a gente vai estudar a possibilidade de ser candidato na eleição do ano que vem. E lembrando — será a primeira vez que eu serei candidato na minha vida”, afirmou.
Com o desempenho à frente do Ministério das Cidades, Jader Filho tem se consolidado como uma das principais lideranças do MDB no Norte do país, sendo reconhecido por prefeitos e governadores pela capacidade de articulação e pela entrega de projetos estruturantes em parceria com os estados e municípios.
