outubro 18, 2019

970×90

Missa celebra os 57 anos de emancipação política de Lauro de Freitas e reforma da Igreja

Missa celebra os 57 anos de emancipação política de Lauro de Freitas e reforma da Igreja

Sob o novo telhado da Igreja Matriz Santo Amaro de Ipitanga, centenas de fiéis renovaram a fé e a devoção no padroeiro de Lauro de Freitas, na missa pelos 57 anos da emancipação política do município, realizada na manhã desta quarta-feira (31). A cerimônia religiosa, em caráter festivo e pelo agradecimento da reforma do templo, foi presidida pelo arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, além do pároco de Santo Amaro de Ipitanga, padre Juraci Gomes de Oliveira e outros membros da igreja.

A prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho, ressaltou a felicidade por mais um aniversário da cidade sendo celebrado com missa em Ação de Graças e, desta vez, no templo reformado. “A história de Lauro de Freitas começa aqui nesta igreja.

Quando iniciamos a reforma, atendendo a um pedido do padre Juraci e de toda comunidade, achávamos que seria só a troca do telhado. A reforma acabou muito maior com a troca de todo o madeiramento. Este é um equipamento secular, tombado pelo IPHAN, que necessitou de mais reparos e muito cuidado durante toda a obra”, enfatizou.

As intervenções no templo de mais de quatrocentos anos consistiram na substituição do telhado e manutenção do madeiramento, recuperação do forro, adequações nas instalações elétricas, restauração de esquadrias e pintura. As áreas da secretaria, sacristia, altar e santuário da igreja também passaram por adaptações.

Durante a celebração houve momentos de reflexões, louvores e agradecimentos. Dom Murilo Krieger saudou todos os presentes na fé e refletiu sobre a importância do espaço religioso para a sociedade. “Deus não precisa de igreja, mas os seus filhos, nós, precisamos. No antigo testamento, Deus pediu para construir espaços consagrados para podermos viver ordens de fé”. Dom Murilo agradeceu a prefeita Moema Gramacho pelo empenho na recuperação do templo.

Padre Juraci também ressaltou a participação da comunidade para a reforma da Igreja Matriz, destacando como exemplo de integração e solidariedade. “A prefeita tinha prometido o telhado e depois a pintura. Mas no desenrolar de todo o trabalho, mais reparos foram feitos. Por isso, estruturalmente, nós estamos numa igreja mãe, de mais de quatro séculos e que poderíamos chamar de velha, mas ela está linda, porque a prefeita fez uma plástica”, disse em tom humorado.

Montado na Praça da Matriz, um bolo de comemoração pelos 57 anos da emancipação política do município de Lauro de Freitas simbolizou a festividade. Maria Augusta, moradora do bairro de Vida Nova, conta com alegria sobre retornar as celebrações religiosas dentro da Paróquia. “Antes as missas estavam acontecendo no Centro Comunitário. A vontade de todo mundo é que a reforma ficasse logo pronta. Graças a Deus, hoje, estamos comemorando a igreja pronta e o aniversário da cidade”, concluiu.

Jornalista Laerte Santana

Foto Edgard Copque

ASCOM Prefeitura de Lauro de Freitas

31/07/2019

71 3288 8371

Mais fotos www.laurodefreitas.ba.gov.br

Compartilhe
abaixo de Saúde

Sobre o autor

posts relacionados

deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

abaixo de Saúde
%d blogueiros gostam disto: