Moema e Câmara se reúnem com o Movimento Negro, Povos de Comunidades Tradicionais e o Movimento de Mobilidade Urbana da Sociedade Civil

 Moema e Câmara se reúnem com o Movimento Negro, Povos de Comunidades Tradicionais e o Movimento de Mobilidade Urbana da Sociedade Civil

A Prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho juntamente com a Câmara de Vereadores, estiveram reunidos na segunda-feira, (02), com a comunidade do Movimento Negro, Mobilidade e Comunidade Tradicionais, para tratar do assunto do Feriado da Consciência Negra, celebrado no dia 20 de Novembro, a fim buscar uma solução, visto que a Associação de Supermercados (ABASE) entrou na Justiça, para a retirada do mesmo, um importante feriado e uma conquista para o município, onde 90% da sua população é negra.

Além da prefeita, participaram da reunião cerca de 10 vereadores e 15 representantes da Sociedade Civil. A reunião tratou de diversos temas e a exemplo da retirada do feriado, foram apresentadas diversas propostas e soluções para a resolução da situação.

O Coordenador do Movimento de Mobilidade Urbana, Paulo Sacramento, entregou para a prefeita, uma proposta de melhoria no transporte metropolitano de Lauro de Freitas, no qual Sacramento afirma que os passageiros estão sofrendo com a falta de ônibus e quando tem, os ônibus ficam lotados, principalmente a comunidade do Jambeiro com o novo Conjunto Habitacional.

Outra reivindicação também abordada, foi a volta das linhas da Feira de São Joaquim, que foi retirada pela AGERBA de Vida Nova, Jambeiro, Itinga, Portão, Lauro de Freitas e hoje quem mais sofre são as comunidades tradicionais do povo de santo, que perderam o direito de ir para Feira de São Joaquim, só de UBER ou Táxi, pagando um valor de R$ 100.

Um abaixo-assinado com mais de 2.890 assinaturas, fora o que está ainda nas ruas, pede que a prefeita Moema Gramacho não deixe retirar as linhas da orla marítima, a exemplo de Itinga x Campo Grande, Lauro de Freitas x Lapa, Vilas de Abrantes x Lapa, Jauá x Lapa, Vilas do Atlântico x Praça da Sé, Itinga x Itaigara que hoje só tem ônibus de segunda à sexta. Os moradores pedem o ônibus do Itaigara aos sábados, domingos e feriados, pois todos trabalham durante a semana e nos finais de semana querem ter o seu lazer e precisam fazer o uso do transporte público e todas essas linhas são muito importantes para todos os moradores de Lauro de Freitas.

“Não está sendo fácil! O metrô é bom mas não vivemos só dele, precisamos de ônibus, vans e o transporte alternativo. Agradecemos à prefeita por receber todos nós, uma reunião bastante proveitosa com o Poder Publico, Câmara e a Sociedade Civil”, afirmou Paulo Sacramento.

A prefeita marcará uma reunião com a SEDUR – com o novo secretário Nelson Pelegrino, AGERBA, PREFEITURA MUNICIPAL – MOVIMENTO DE MOBILIDADE – COMUNIDADES TRADICIONAIS. 

Queremos agradecer à nossa prefeita Moema por ter atendido a todos nós, onde ela sempre lutou pelo povo, principalmente aqueles que precisam do transporte público.

Movimento de Mobilidade Urbana da Sociedade Civil.

Movimento Negro de Lauro de Freitas.

Comissão das Comunidades Tradicionais.

Conselho da Igualdade Racial de Lauro de Freitas.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading