Moema entrega creche e destaca parceria escola, sociedade e prefeitura na promoção do desenvolvimento social

 Moema entrega creche e destaca parceria escola, sociedade e prefeitura na promoção do desenvolvimento social

A relação entre educação e desenvolvimento social foi tema de destaque durante a entrega do Centro Educacional Porto Feliz, pela prefeita Moema Gramacho, na manhã desta segunda-feira (22), na comunidade do Parque Santa Rita, no Bairro de Itinga. O evento contou com a presença da secretária Municipal de Educação, Vânia Galvão, da diretora e vice-diretora da unidade, Valdete Sena e Genilde Borges, além de outros gestores da Semed e legisladores, educadores, residentes da comunidade e mães e pais de alunos.

No evento, a prefeita Moema Gramacho disse que “a educação é um tripé formado pela escola, a sociedade e a Prefeitura”. Ela ressaltou ainda que a ação conjunta desses setores contribui para a superação de obstáculos e promoção do desenvolvimento social. “Temos aqui hoje, o exemplo da importância dessa parceria. Essa unidade que estamos inaugurando é fruto do trabalho conjunto realizado pela Semed, pelos gestores e educadores aqui da escola e pela atuação da comunidade que nos fez a solicitação e confiou em nosso compromisso”, atestou a prefeita.

Moema falou ainda dos problemas nacionais e sobre o esforço que têm feito para assegurar que o município de Lauro de Freitas continue avançando no sentido do crescimento. “O país inteiro está sofrendo com as restrições de direitos, com a crise econômica, e nós aqui em Lauro de Freitas sofremos também, mas estamos trabalhando para assegurar serviços à população”, comentou a prefeita, destacando que nos próximos dias entregará uma nova praça na comunidade do Pouso Alegre, com diversos equipamentos, a exemplo de teatro, infocentro, salão de eventos, pistas de skate, biblioteca, entre outros.

Com funcionamento em tempo integral, no período das 8h às 17h, a nova unidade tem cinco salas de aula, refeitório, banheiros adaptados para crianças, sala de leitura, área verde e um auditório que pode ser revertido em sala de cinema. Ainda fazem parte da estrutura, sala de professores, dos coordenadores e cozinha. A escola tem a capacidade para atender a 120 crianças na faixa etária do berçário a três anos de idade, que receberão cinco refeições diárias: café da manhã, lanche matutino, almoço, merenda vespertina e a ceia.

Educação ambiental – Também comentando sobre a relação entre desenvolvimento social e educação, a secretária Vânia Galvão evidenciou o conceito de educação ambiental desenvolvido pela nova unidade. Todo o material lúdico pedagógico foi construído pelas educadoras, utilizando materiais recicláveis. “Isso representa não apenas cuidado e amor pela educação, mas também uma conexão com a contemporaneidade e com propostas de preservação e conservação ambientais que têm sido discutidas em todo o mundo”, avaliou a secretária.

Vânia ainda destacou o esforço da prefeita Moema Gramacho em assegurar serviços de educação de qualidade à população de Lauro de Freitas. “Você está indo na contramão do governo Federal, Moema. Enquanto lá tem uma política de privatização da escola pública, a gente vê no município de Lauro de Freitas exatamente o contrário”, afirmou. A prefeita pontuou ações recentes desenvolvidas no âmbito da educação com o início das aulas de natação para educandos da rede, a semana passada, e a entrega do novo anexo da Escola Municipal Jardim Ipitanga, no início deste mês.

Durante a solenidade de entrega do Centro Educacional Porto Feliz, as gestoras da unidade também agradeceram à prefeita pelo esforço e cumprimento da promessa. A diretora Valdete Sena lembrou o momento em que a unidade foi fechada antes desta atual gestão. “Hoje nossa prefeita Moema Gramacho tem a preocupação com a educação, com a comunidade, com o povo”, ressaltou.

SEMED / ASCOM/PMLF

Foto: Edgard Copque

Tel.: 3288-8371

www.laurodefreitas.ba.gov.br

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading