setembro 25, 2021

970×90

Momento lúdico é destaque na tradicional Feira Livre de Lauro de Freitas

Momento lúdico é destaque na tradicional Feira Livre de Lauro de Freitas

Quem passou pela Feira Livre da Martiniano Maia nesta sexta-feira (20) encontrou, além de alimentos orgânicos, o recital de poesia do grupo Amigos da Poesia, do Movimento Municipal de Luta pela Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (Amigos da Inclusão) e Lauro Criativa.

Um dos momentos mais especiais da iniciativa foi a presença do agricultor, feirante e poeta, Sinésio Peixoto, 66. Ele utilizou o espaço para recitar uma de suas poesias, que fala da rotina do homem do campo, e foi elogiado por clientes e amigos de profissão.

“Eu não tenho palavras para descrever o que eu senti quando me vi com o microfone nas mãos, representando os feirantes. Foi uma grande emoção me expressar e ter um público para me ouvir”, contou. Embora a poesia seja uma paixão recente na vida de Sinésio, ele atua na Feira Livre há quatro anos e revelou ser agricultor desde que se entende por gente.

Enquanto garantia os alimentos da semana, a dona de casa Josenilda Franco, 48, prestigiou a ação e parabenizou os participantes. “Deixa a Feira mais especial, muito bacana ter esse momento especial para os feirantes e para nós, clientes. Parabéns!”.

O recital ocorreu após uma parceria entre o departamento de agricultura familiar e de assistência ao idoso, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania (SEMDESC). “É um atrativo para a população local e abrilhanta, ainda mais, a nossa feira, que já é sucesso”, ressaltou o responsável pela pasta, Tito Coelho, que também usou o momento para aproveitar os alimentos orgânicos comercializados no local.

A Feira ocorre tradicionalmente às sextas, das 8h às 14h, onde é possível encontrar folhas, raízes, frutas, verduras, ovos de galinha caipira, além de artesanato e plantas diversas.

*Incentivo à agricultura*

Lauro de Freitas tem grande potencial para agricultura familiar. A intenção da gestão municipal é criar mecanismo para fortalecer essa produção, conforme ressaltou o titular da Semdesc. “Algumas iniciativas têm sido feitas para isso, em parceria com o governo do estado, através do ATER Mulher, que beneficia mais 50 famílias com a doação de mudas e outras formas de apoio ao trabalho feminino na área rural”, disse. A partir dessas ações, a pasta pretende ampliar a Feira em até 50% e levar o comércio para outros bairros.

Compartilhe
abaixo de Saúde

Sobre o autor

posts relacionados

abaixo de Saúde