Moradores apostam em melhoria da mobilidade após retirada de muro entre Villas do Atlântico e Miragem

 Moradores apostam em melhoria da mobilidade após retirada de muro entre Villas do Atlântico e Miragem

O novo acesso aberto entre os Bairros de Villas do Atlântico e Buraquinho, na região do Loteamento Miragem, após a retirada do muro que dividia os dois bairros, já está sendo utilizado desde a noite desta quinta-feira (13). Quem passa pelo local acredita que a nova via vai melhorar a mobilidade na região, comprometida com o trânsito intenso, especialmente nos horários de início e final das aulas nos colégios que funcionam nos dois bairros.

A retirada do muro atende a recomendação do Ministério Público, emitida em 2016, após instauração de inquérito com base em denúncia da Associação de Moradores do Loteamento Miragem (AMOM). A recomendação seguia suspensa por liminar judicial em favor da Sociedade Amigos do Loteamento Vilas do Atlântico (SALVA). Em sentença publicada no último dia 4 de fevereiro, o juiz Hosser Michelangelo Silva Araújo, da 1ª Vara da Fazenda Pública, Comarca de Lauro de Freitas, julgou improcedente o pedido de Interdito Proibitório, proposta pela SALVA.

Antes de ser liberada para pedestres e automóveis, a Prefeitura realizou no local serviços de reconstituição de parte do asfalto, capinagem e poda de árvores, além da instalação de sinalização vertical e horizontal, e reforço na iluminação. Também serão instaladas câmeras de segurança, monitoradas pelo Centro Integrado de Mobilidade Urbana (CIMU). Uma operação assistida será realizada durante 60 dias, para identificar de que forma a abertura do acesso interfere no entorno.

“Sem o muro a mobilidade vai melhorar muito aqui na região. Às vezes demoro 40 minutos daqui do condomínio onde moro para chegar na Luís Tarquínio, porque o movimento de pais e mães para pegar e deixar os filhos nas escolas é muito grande, o que nos deixava praticamente presos aqui. Se um dia a gente tivesse uma emergência e precisasse do SAMU, da Polícia ou do Corpo de Bombeiros, seria complicado para eles chegarem aqui.”

O relato é de Carlos Tourinho, morador do Condomínio Jardim do Atlântico há vinte anos. Além de uma melhor mobilidade, Carlos ressaltou ainda a importância da abertura da via para quem trabalha nos condomínios e colégios da região, e necessita do transporte público. “A derrubada do muro vai melhorar também a vida de quem trabalha aqui e não tem carro, que agora vai poder pegar o transporte também nos pontos de Villas.”

Rita de Cássia Aguiar Paixão é condutora de transporte escolar, e transita entre os bairros de Villas do Atlântico e Buraquinho durante toda a semana. “Esse novo acesso vai contribuir bastante para uma melhor fluidez do trânsito, porque não vamos mais precisar subir o Miragem, por aqui já saímos direto na região das praias e da segunda portaria de Vilas. Hoje nós temos muita dificuldade para transitar aqui, e acredito que muitos carros vão preferir esse novo acesso.”

.

Jornalista Rodrigo Castro

Fotos: Edgard Copque

ASCOM Prefeitura de Lauro de Freitas

14/02/2020

71 3288 8371

www.laurodefreitas.ba.gov.br

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading