Moradores lotam atendimentos públicos do Prefeitura em Ação no Aracuí, Lagoa dos Patos e Chafariz
Com mais de dois mil atendimentos, o Programa Prefeitura em Ação de Lauro Freitas realizado nas localidades de Aracuí, Lagoa dos Patos e Chafariz, superou as expectativas de público nesta última semana. Moradores passaram por avaliações médicas, odontológica, nutricional e por outros serviços sociais e jurídicos, além de realizarem exames de saúde e serem instruídos para a educação ambiental. Neste sábado (24), o programa encerrou sua quinta edição ainda com melhorias na infraestrutura e limpeza urbana.
A população das comunidades tinha uma demanda alta para atendimentos médicos. Graciele dos Santos, 22, está grávida de seis meses da tão esperada Gabriele e já é mãe do pequeno Jonatas, 6, que passou pelo pediatra antes de sua avó Martinha dos Santos ser atendida pelo clínico geral. “Todos nós passamos por atendimentos. Eu estou precisando fazer um ecocardiograma fetal e consegui o encaminhamento daqui para já fazer esse exame amanhã”, disse Graciele que também fez a atualização do Bolsa Família.
A prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho, conferiu de perto o último das ações que foram desenvolvidas na estrutura montada na Praça do Chafariz, como vacinação humana e animal, testagem de doenças sexualmente transmissíveis, aferição de pressão e glicemia, e outros. Para a prefeita, “levar os serviços da administração municipal para os bairros, é uma forma de aproximar a população da gestão”. Também entre os mais procurados, os stands de atualização do cadastro do Bolsa Família, emissão de cartão SUS e credencial de vagas para idoso e pessoas com deficiência (PcD), funcionaram na Unidade de Saúde Familiar Chafariz.
Quem também aproveitou o Prefeitura em Ação foi a garotada. Na comemoração do Dia da Infância, neste sábado (24), crianças puderam fazer pintura facial e de unhas decoradas, colorir desenhos em papel e realizar leituras dinâmicas, além de disputarem no touro mecânico quem ficava mais tempo. Presente no programa, a Embasa levou a prestação de seus serviços como: ligação ou religação de água, adesão a tarifa social e outros atendimentos e reclamações.
Agentes do Programa Municipal de Controle às arboviroses intensificaram a visita à imóveis das localidades para o combate ao mosquito da dengue, assim como equipes de Conscientização Ambiental saíram de casa em casa para informar sobre horário da coleta de lixo e maneiras de selecionar resíduos domésticos para o descarte correto. O Projeto Busca Ativa Tracoma examinou pessoas e encaminhou casos suspeitos para consulta com oftalmologista.
Entre a realização de exames preventivos do Prefeitura em Ação, o Projeto Jorge Novis Itinerante disponibilizou ecocardiogramas e raio-X. A Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM) abriu cadastro para curso de artesanato e orientou mulheres para os serviços de proteção do Centro de Referência Lélia Gonzalez. Preservativos feminino e masculino, e frascos de hipoclorito para uso doméstico, foram distribuídos.
Com a requisição do clínico geral na mão, a moradora Analice Araújo deu nota mil aos atendimentos que passou. “Uma consulta com nutricionista é cara. Aqui eu peguei todas as orientações de graça. É muito bom a Prefeitura fazer isso para ajudar as pessoas”, disse sobre o programa.