Moraes manda anexar postagens de Eduardo Bolsonaro a inquérito após ataques ao STF

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou neste sábado (19) a inclusão de entrevistas e postagens do deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL) no Inquérito 4.995, que apura atos antidemocráticos e tentativa de obstrução da Justiça. A decisão ocorre após o parlamentar intensificar ataques ao STF nas redes sociais, em reação às medidas cautelares impostas a seu pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Na decisão, Moraes afirma que Eduardo “intensificou as condutas ilícitas objeto desta investigação” após as medidas impostas a Bolsonaro, como o uso de tornozeleira eletrônica e o recolhimento domiciliar noturno. Entre os conteúdos anexados está uma imagem satírica do ministro com orelhas de Mickey Mouse, em referência à revogação de seu visto pelos Estados Unidos. Eduardo ironizou: “Talvez o Moraes não sabe se o Filipe Martins foi ou não aos EUA, mas agora todo mundo sabe que o Moraes não vai”.
As sanções foram anunciadas na sexta-feira (18) pelo secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, que revogou os vistos de Moraes, seus familiares e aliados da Corte. A medida foi uma resposta às ações do STF e da Polícia Federal que miram Bolsonaro e seu entorno.
O Inquérito 4.995 investiga possíveis articulações antidemocráticas e tentativas de obstrução de Justiça por parte de aliados do ex-presidente. Com a nova decisão, as declarações públicas de Eduardo Bolsonaro passam a fazer parte do conjunto de provas analisadas pelo Supremo.