Morre Preta Gil, cantora e empresária, aos 50 anos, vítima de câncer
Preta Gil, cantora, empresária e apresentadora de 50 anos, faleceu neste domingo (20) nos Estados Unidos, onde recebia tratamento contra câncer colorretal .
Filha de Gilberto Gil, conhecida por lançar seis álbuns e criar o tradicional “Bloco da Preta” no Carnaval do Rio, Preta foi diagnosticada com câncer no intestino em janeiro de 2023. Desde então, enfrentou quimioterapia, cirurgias extensas — incluindo a remoção de tumores e do reto, resultando no uso de bolsa de colostomia — e, em agosto de 2024, o reaparecimento da doença com metástases .
Em fevereiro deste ano, ela chegou a desmentir boatos de morte nas redes sociais . Nas últimas semanas, buscava tratamentos experimentais nos EUA, onde seu estado se agravou. A confirmação de seu falecimento foi publicada por fontes como CNN, Caras e Correio 24 Horas .
Preta deixa um legado de força, coragem e arte, além do filho Francisco Gil e de uma neta. Fez história defendendo causas como antirracismo, combate à gordofobia, direitos LGBTQ+ e ampliou a cultura brasileira por onde passou.
😔 Descanse em paz, Preta Gil