Movimento Social de Mulheres de Lauro de Freitas, em carta aberta, manifesta total apoio à prefeita, Moema Gramacho

 Movimento Social de Mulheres de Lauro de Freitas, em carta aberta, manifesta total apoio à prefeita, Moema Gramacho

O Movimento Social de Mulheres de Lauro de Freitas vem a público manifestar seu total apoio a Excelentíssima Senhora Moema Gramacho, Prefeita de Lauro de Freitas, nossa estimada líder. Bem como, reprovar toda forma de falta de sororidade, sobretudo, para com aquelas de comprovado compromisso com a luta das mulheres, sendo praticadas por outras, principalmente, quando neófitas na política partidária, chega com perspectivas e promessas de somar esforços, ancorando-se em bandeiras de luta das mulheres que, para neófitas também se tornaram valorizadas apenas como marketing político.

A luta por uma vida digna para as mulheres passa pela efetiva participação das mulheres na política partidária. Uma das áreas de maior resistência e dificuldades para a ativa atuação das mulheres. Neste momento da conjuntura nacional, são as mulheres as mais atingidas pelo atual retrocesso do processo político. Momento que exige atuação efetiva e dinâmica das mulheres. Sem que percamos a perspectiva de ultrapassar as limitações que nos são impostas pela secular política partidária nacional machista e colonialista.

Mulheres do movimento social, cunhadas na luta pelo direito das cidadãs, desde os tempos de reconstrução da democracia brasileira, abominam reprodução da forma machista de fazer política.  Combatemos todas/os aquelas/es que se utilizando das bandeiras das  mulheres venham de alguma forma contaminar a nossa atuação política, com a introdução entre nós, da reprodução de velhas manhas e estratégias conhecidas. 

A Excelentíssima Senhora Mirela Macedo, Deputada Estadual da Bahia, tal como tantas outras, chega à política partidária em Lauro de Freitas, patrocinada por interesses políticos machistas. Apresenta-se e discursa a sombra de bandeiras das mulheres de luta. Sentido que demonstra não ter ainda assimilado. Prova disto, para nós, é o fato, no momento atual, de transformar imprevistos e acidentes de agenda, em um fato político, e, deste, um pretexto para desencadear uma instabilidade e desqualificação de reconhecida liderança feminina, de grande importância para um enorme seguimento de mulheres, especialmente de Lauro de Freitas. Isto, nós, aqui, não podemos assistir e nos calarmos.

Motivo pelo qual, vimos a público explicar que nossos passos vêm de longe… e, por representa-los, sugerimos que se recorra ao resgate da trajetória política de nossa liderança, a Prefeita Moema Gramacho, para que se compreenda que não se trata de uma parlamentar neófita. São respeitáveis suas entradas e bandeiras levantadas, na construção de caminhos políticos, da luta pelos direitos das mulheres, consideradas as mais pobres, entre pobres.

Nossos passos vêm de longe! E os passos de Moema Gramacho estiveram e se encontram a eles alinhados! Nos espaços de poder que percorre nunca perdeu o foco, como tem feito a Deputada Estadual Mirela Macedo e o faz neste momento peculiar de nossa conjuntura política, em detrimento dos interesses das mulheres. Não fez escolhas que retrocedessem ou colocassem em risco a sua caminhada ao lado das mulheres e pelas mulheres, particularmente de Lauro de Freitas.

Moema trilha e representa muito bem, a Bahia, e as mulheres baianas, na Câmara Federal, oferecendo, dentre outras contribuições valorosas, o Projeto da Ronda Lei Maria da Penha, sendo apresentado e defendido com a Major Denice Santiago.

As mulheres, e todo o povo de Lauro de Freitas chamaram Moema de volta ao município para reordenar o que se havia perdido. Portanto, cabe a nós, especialmente mulheres, e, particularmente, aquelas de movimentos e lutas, repudiarmos quaisquer atitudes que impliquem no comprometimento da perspectiva de reconhecimento e respeito político desta mulher. Ou, de qualquer outra, que nos inspire respeito por sua folha de serviços realmente oferecidos e significativos. Exigimos que sejam respeitados e restabelecidos os princípios de sororidade estabelecidos para que se possa realizar e ser reproduzido entre as mulheres forma diferente da machista de fazer política partidária, utilizando-se de nossas bandeiras.

Movimento Social de Mulheres de Lauro de Freitas.

Fonte: Jornal Folha Popular

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading