outubro 16, 2021

970×90

Muitos elogios pode causar problemas aos filhos

Muitos elogios pode causar problemas aos filhos

Pais que passam do limite nos elogios aos filhos correm o risco de criar uma autoimagem superestimada nessas crianças.

Uma pesquisa recente publicada no periódico “Proceedings of the National Academy of Sciences”, apontou que a maioria dos filhos muito elogiados pelos pais obteve uma pontuação mais alta em testes de narcisismo, o que indica que eles se consideram melhores que os demais.

Embora a ideia que vêm sendo disseminada, de que crianças que acreditam em seu potencial não encontram limites para suas realizações pessoais, seja bastante sedutora e estimulante, estudos e a experiência de pessoas que atuam com o universo infantil, têm mostrado que o excesso de elogios tornou-se prejudicial para a autoestima das crianças.

Em entrevista a Folha, a neuropediatra Rudimar Riesgo, da Sociedade Brasileira de Pediatria, afirmou: “Se a autoestima da criança for inflada de forma artificial, ela sucumbe logo adiante, geralmente quando observa outras crianças”. Para ela, a preocupação excessiva com a autoestima têm levado os pais, em geral, a negligenciar o preparo para lidar com a frustração um aspecto essencial da educação e crescimento das crianças.

 

Compartilhe
abaixo de Saúde

Sobre o autor

posts relacionados

abaixo de Saúde