Museu realiza oficina de Mosaico de Azulejos

 Museu realiza oficina de Mosaico de Azulejos

Trabalhar o conceito de ‘Painéis de Registro’, método que consiste na criação painéis de azulejos que geralmente representam uma imagem do santo de devoção. Com essa proposta, o Museu Udo Knoff , vinculado à Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Dimus/Ipac), encerra nesta terça-feira (28) a oficina gratuita de Mosaico de Azulejos, que aconteceu durante às terça deste mês. Os interessados ainda podem realizar agendamento pelo e-mail educativoudoknoff@gmail.com ou telefone 3117-6389.

Na oficina, os participantes são conduzidos a uma visita mediada ao acervo do museu, seguida pela criação de um painel de registro com imagens dos santos juninos para decoração. O painel pode ser feito utilizando a técnica do ‘Mosaico de azulejos’, que consiste na criação de imagens ou padrões visuais via incrustação de pequenas peças coloridas sobre uma superfície, aglomeradas e fixadas em paredes ou pisos.

Os ‘Registros de azulejos’ são normalmente colocados nas fachadas dos edifícios, acima da porta, invocando a proteção da entidade representada. Em Portugal, esses registros surgem em número significativo após o terremoto de 1755, embora existam exemplares anteriores a esta data, o Brasil herda esse costume e ainda hoje, muitas residências realizam encomendas desse tipo de painel.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading