Mutirão de Cirurgias encerra triagem com 900 atendimentos em Lauro de Freitas

 Mutirão de Cirurgias encerra triagem com 900 atendimentos em Lauro de Freitas

Terminou nesta quinta-feira (1º) a triagem para o Mutirão de Cirurgias em Lauro de Freitas. Durante os quatro dias de triagem o mutirão atendeu 900 pessoas de Lauro de Freitas, da capital baiana e de municípios da Região Metropolitana de Salvador. Uma das beneficiadas pelo projeto, Luciene Boaventura, fez questão de agradecer pessoalmente à prefeita Moema Gramacho pela oportunidade.

“Já ia fazer dois anos que eu estava esperando para operar minha hérnia. Hoje resolvi vir ao mutirão e desde o primeiro momento fui muito bem tratada. Vi que tudo que o pessoal falava é verdade. Fiz questão de conhecer a prefeita de Lauro de Freitas para agradecer a ela e ao governador Rui Costa por esse projeto de excelência”, confessou emocionada a moradora de Simões Filho.

O Mutirão de Cirurgias que já realizava cirurgias de vesícula, hérnias (inguinal, umbilical e epigástrica) e histerectomia (útero) veio com uma novidade este ano, ofertando a cirurgia de tireoidectomia (retirada da tireoide) para adultos de 14 a 65 anos, e a inclusão de procedimentos pediátricos de amigdalectomia com adenóide; hernioplastias inguinal, umbilical e epigástrica, além de retossigmoidectomia (retirada da bolsa de colostomia) para crianças de 4 a 11 anos.

“Finalizamos hoje a triagem para o mutirão, que ampliou a oferta de especialidades e, mais uma vez, a parceria com o Governo do Estado nos dá a oportunidade de oferecer esses serviços para nossa população e de municípios vizinhos”, destacou a prefeita Moema Gramacho lembrando que além da estrutura do Hospital Municipal Dia Jorge Novis (onde a maioria das cirurgias são realizadas), o município disponibiliza um carro para levar os moradores de Lauro de Freitas pra casa.

Para o aposentado Antenor Souza, de Catu de Abrantes, em Camaçari, “esse mutirão está ajudando muita gente que não tem condições de pagar por essas cirurgias”. Antenor que já está com seu procedimento agendado, vai fazer cirurgia de vesícula com a tecnologia de videolaparoscopia utilizada no mutirão – na rede particular essa cirurgia custa, em média, R$10 mil.

Nesta sexta-feira (2) a equipe do mutirão vai realizar um atendimento especial aos pacientes cadastrados para a cirurgia de tireoidectomia. Além da consulta com especialista de cabeça e pescoço, os pacientes farão o procedimento de punção da tireoide. A tireoidectomia é um dos procedimentos que não serão realizados no HMJN. Assim como os procedimentos pediátricos, a retirada da tireoide será realizada na rede estadual. As cirurgias do Mutirão no Jorge Novis começam no dia 8 de novembro.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading